Sindicomércio traz MedSesc Oftalmologia para Araxá

Os atendimentos são realizados em uma Unidade Móvel de Saúde

Por Da redação 31/10/2017 - 09:54 hs
Foto: Reprodução

O Sindicato do Comércio de Araxá viabiliza mais um importante serviço para a comunidade de Araxá. O MedSesc Oftalmologia irá oferecer no município 40 consultas e exames por dia, totalizando 560 procedimentos oftalmológicos entre os dias 06 de novembro e 15 de dezembro.

 

Serão realizados diversos exames oftalmológicos como Auto refração computadorizada: para a aferição do grau; Tonometria computadorizada: para medir a pressão intraocular (identificação de glaucoma); Refração: para a confirmação do grau; Biomicroscopia: para identificação de catarata, processos inflamatórios, dentre

outros. (Exame ocular microscópico); e Fundo de olho - para o exame da retina.

 

Os atendimentos são realizados em uma Unidade Móvel de Saúde que dispõe de excelente infraestrutura. Os procedimentos acontecem no interior de um caminhão adaptado com um consultório provido de equipamentos para a realização das consultas e exames oftalmológicos e sala para o estoque de materiais.

 

Toda a estrutura para realizar os atendimentos é de responsabilidade do Sesc/MG, incluindo os equipamentos para a realização dos exames de oftalmologia, os insumos de saúde e os materiais gráficos.

 

A equipe de atendimento é formada por 01 Supervisor de Serviços Sociais com formação superior em Enfermagem; 01 Analista de Serviços Sociais com formação superior em Enfermagem; 02 Médicos Oftalmologistas; 01 Técnico em Manutenção e 01 Motorista.

 

O presidente do Sindicato do Comércio Araxá, Rodrigo Natal Rocha, informa que todas as consultas e exames são totalmente gratuitos. Segundo ele, o agendamento já pode ser feito no Sindicomércio Araxá, de segunda a sexta-feira em horário comercial. O Sindicomércio está localizado na Praça Artur Bernardes, 11, Centro. Mais informações pelo fone (34) 3662-3357. "O público-alvo do programa é formado por comerciários e seus dependentes, preferencialmente de baixa renda e também a comunidade", explica Rodrigo.

 

A Prefeitura de Araxá, através da Secretária de Saúde, é parceira do Sindicomércio nas atividades do MedSesc Oftalmologia em Araxá e também estará agendando atendimento para a população em geral.

 

MedSesc Oftalmologia

 

As atividades têm como objetivos realizar o diagnóstico e controle de diversas patologias e doenças do aparelho visual, que podem influenciar nas atividades de vida diária de adultos e no desenvolvimento intelectual de crianças. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO, 2014), no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos, sendo que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e uma criança a cada cinco minutos.

 

Até o ano de 2009 o Brasil possuía 11 milhões de cegos e cerca de 4 milhões de deficientes visuais. Neste contexto, estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que entre 60% e 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis e/ou tratáveis. Isto é, cerca de 700 mil brasileiros poderiam enxergar se tivessem recebido tratamento adequado em tempo hábil.

 

Diante dos dados apresentados o Sesc criou as unidades móveis de saúde que se apresentam como uma alternativa viável para estender a atenção para milhares de pessoas. O Sesc Minas, como agente de transformação social, ao longo de sua existência tem proporcionado com excelência serviços e atividades para este fim e o MedSesc Oftalmologia tem contribuído sobremaneira para isto desde 2006.

 

Em Araxá a iniciativa do Sindicomércio vai proporcionar o atendimento de centenas de pessoas. Facilitando o acesso, principalmente de famílias carentes, às consultas de oftalmologia para a promoção da saúde ocular, o diagnóstico precoce e controle de diversas patologias.