Inaugurado o Centro de Quimioterapia da Santa Casa de Araxá

Unidade tem 687,79 m², está toda equipada e tem 15 leitos

Por Da redação 12/12/2017 - 11:50 hs
Foto: Reprodução / Facebook Paróquia Sagrada Família

Foi inaugurado nesta terça-feira (12) o Centro de Quimioterapia da Santa Casa de Araxá. A unidade começa a funcionar imediatamente, com o trabalho de diagnóstico precoce. Os outros serviços serão iniciados de forma gradual e a intenção é que funcionem em parceria do Hospital do Câncer do Triângulo.

O Centro de Quimioterapia tem 687,79 m², está todo equipado e tem 15 leitos,  onze para adultos e quatro para atendimento infantil; além de toda a estrutura para receber os pacientes.

Inauguração


Foto: Germano Afonso

A solenidade de inaguração reuniu dezenas de pessoas na Santa Casa de Araxá na manhã desta terça-feira. Além de representantes dos hospitais (Sta. Casa e Dr.Hélio Angotti) também estiveram presentes o representante da CBMM, Antônio Gilberto de Castro; Padre Márcio André, Deputado Bosco, o prefeito Aracely de Paula e Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba.

 

Obras
As obras tiveram início com uma doação da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Com o recurso a a provedoria do hospital conseguiu construir um galpão (paredes, telhado e contra piso) e, pela lei de renúncia fiscal, a mesma empresa doou todos os equipamentos necessários para o funcionamento do Centro Quimioterápico.

A conclusão das obras só foi possível graças ao engajamento da comunidade na campanha "Natal de mãos unidas na luta contra o câncer", idealizada pelo Padre Márcio André, pároco da paróquia Sagrada Família. A ação conseguiu  arrecadar R$ 1.235.033,50. Foram cerca de oito meses de obras.

Expectativa

Em Araxá os pacientes que hoje fazem tratamento em Uberaba ou Barretos receberam a notícia da inauguração com muita esperança. Eles esperam em breve realizar boa parte do tratamento na cidade e evitar as viagens, normalmente desgastantes após a terapia.