Os benefícios da batata

Os benefícios da batata

Por Silas Shishido 16/05/2017 - 21:27 hs

A batata (Solanum tuberosum L.) é originária dos Andes peruanos e bolivianos onde é cultivada há mais de 7.000 anos. Recebe diferentes nomes conforme o local: araucano ou Poni (Chile), Iomy (Colômbia), Papa (Império Inca e Espanha), Patata (Itália), Irish Potato ou White Potato (Irlanda).

A batata foi introduzida na Europa antes de 1520  sendo responsável pela primeira revolução verde no velho continente: os ingleses incendiavam os trigais e matavam os porcos criados pelos irlandeses, levando o povo à miséria, entretanto a batata resistia ao pisoteamento das tropas, às geadas e ficavam armazenadas no solo.

Pesquisadores da história da alimentação apontam duas razões básicas para o êxito e a disseminação da batata: o valor energético / ausência de colesterol e o fato de possuir sabor e cheiro pouco acentuado, possibilitando centenas de combinações que resultam em sabores diferentes.

Atualmente a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, após arroz, trigo e milho.

Nutricionistas da FAO afirmam que uma dieta composta de batata e leite poderia suprir, em caráter de emergência, todos os nutrientes de que o organismo humano precisa para se manter.

O tubérculo é composto de cerca : 80% de água, seguido de carboidratos (cerca de 16%), principalmente amido que, em suas diferentes formas, são absorvidos pelo organismo como glicose, após hidrólise enzimática. De 1% a 2% constitui-se de fibra, concentrada na pele (casca), e entre 0,1% a 0,7% de açúcares simples, como glicose, frutose e sacarose. Após os carboidratos, as proteínas são os nutrientes mais abundantes no tubérculo, com cerca de 2% de sua composição.

A batata é um alimento basicamente energético; porém, é também rico em proteínas e importante fonte de sais minerais.

Os benefícios à saúde

É enorme o número de doenças e pequenos males que são combatidos ou amenizados com a inclusão da batata na dieta de forma regular. Alguns dos seus maiores benefícios são sentidos no aparelho digestivo: a batata previne a prisão de ventre, diminui a capacidade de absorção do colesterol ruim pelos intestinos, é rica em uma fibra insolúvel que protege o organismo contra o câncer de cólon e protege o estômago de formação de úlceras e melhora a qualidade de vida de quem já foi atingido pela doença.

Mas os benefícios causados pelo consumo da batata não param por aí:  Ela ainda ajuda o corpo a manter os níveis de glicose do sangue dentro da normalidade, pois as fibras contidas nela retardam a absorção de açúcar pelo organismo.

As células neurológicas também agradecem quando você come batata, isso porque a alta concentração de vitamina B6 aumenta a criação de neurotransmissores, necessários na transmissão de impulsos nervosos entre um neurônio e outro.

E essa Vitamina B6 ainda ajuda o corpo na hora da atividade física, melhorando a performance atlética.

Receitas caseiras com o tubérculo

– Contra olheiras : Corte duas rodelas de batata e coloque sobre os olhos durante dez minutos.

– Suco de batatas contra dores no estômago: Faça o suco de batata no liquidificador com um pouco de água e algumas batatas. Tome todos os dias, 3 xícaras antes das refeições, até as dores passarem.

Receita Batata Suíça

Ingredientes

4 batatas grandes

100g de bacon em cubos pequenos

1 xícara de requeijão cremoso

Sal e pimenta do reino a gosto

E vamos cozinhar...

Levar as batatas para cozinhar em uma panela com água. Quando começar a ferver, marcar 7 minutos e retirar as batatas. Levar para a geladeira. Ralar as batatas frias no grosso. Reservar.

Dourar o bacon e juntar com o requeijão. Reservar.

Untar uma frigideira com manteiga e levar ao fogo médio.

Cobrir a frigideira com metade das batatas raladas. Temperar com sal e pimenta do reino preta.

Dispor a mistura de bacon e requeijão.

Cobrir com o restante de batatas.

Com o auxílio de outra frigideira, untada e aquecida, virar e dourar do outro lado.

Sirva em seguida e bom apetite!