Alimentos que ajudam a eliminar as olheiras em poucos dias

Saiba como os alimentos podem te ajudar a acabar com as olheiras e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Por Saúde 22/09/2019 - 19:10 hs

Seja por origem genética, uma noite de sono mal dormida ou por estresse, as olheiras com certeza incomodam a vida de muitas mulheres por aí – e muitas vezes nem os corretivos as vencem! 


Para minimizar a complicação com as marquinhas escuras na região dos olhos, hoje iremos falar sobre alimentos que ajudam a acabar com as olheiras, conferindo dicas de tratamentos. 


Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!


Entendendo mais sobre as olheiras

Motivos de preocupação para muitos homens e mulheres, as olheiras podem estar ligadas a uma série de fatores, como:

  • Predisposição genética;

  • Cansaço frequente ou excessivo; 

  • Tabagismo;

  • Estresse;

  • Pele fina ou flácida (relacionada com o envelhecimento);

  • Maquiagem retirada de maneira inadequada. 

Além desses, existem várias outras causas relacionadas com o aumento do surgimento de olheiras. 

Mas você sabia que elas podem ser classificadas em dois tipos? 


Tipos de olheiras

Você já reparou que existem tipos diferentes de olheiras: umas se apresentam mais azuladas e outras amarronzadas, certo?

Assim, elas são divididas em dois tipos: 

  • Vasculares

As olheiras azuladas (ou vasculares) geralmente acontecem quando a pessoa tem a pele mais clara e sensível, apresentando os vasos sanguíneos mais salientes. 



  • Pigmentares

Em contrapartida, as olheiras com coloração amarronzada ocorrem pela deposição de pigmentos (melanina) no decorrer dos anos, sendo conhecidas como pigmentares.


Alimentos que ajudam a acabar com as olheiras

Além dos tratamentos estéticos, alguns alimentos também podem auxiliar e diminuir as olheiras em pouco tempo e de maneira natural. Vamos conferir algumas dicas para caprichar na alimentação?

  1. Carne orgânica

Sabia que o consumo de carne orgânica pode melhorar muito a aparência das olheiras?

Essa rica fonte de ferro combate a pele pálida e fina, promovendo uma estrutura mais saudável, resistente e bonita – e deixando as olheiras bem longe!


  1. Couve

Rica em vitamina K, a couve não permite que substâncias como o cálcio se acumulem nos vasos sanguíneos. 

Desta maneira, há uma melhor circulação na área dos olhos e as olheiras também tendem a desaparecer com o tempo.


  1. Amêndoas

Além de serem deliciosas, as amêndoas são fonte natural de vitamina E, que contribui de maneira vantajosa para a área dos olhos!

Considerada um potente antioxidante, essa substância previne e reduz as olheiras por minimizar a liberação de radicais livres prejudiciais para o organismo e a destruição celular na região dos olhos – deixando a face ainda mais bonita e saudável. 


  1. Morango

Pelo mesmo mecanismo de ação antioxidante que as amêndoas, o morango também acaba sendo um excelente aliado das olheiras – além de ser uma tentação! 


  1. Batata doce

Não é só para as dietas de perda de peso que a batata doce está recomendada, mas para manter a pele bonita também!

Com sua composição em vitamina A, a batata doce tem o poder de regular as células da pele, deixando-as mais saudáveis e bonitas. 


Em alguns casos, além de focar em uma alimentação equilibrada e nas dicas alimentares, é necessária uma suplementação adequada – principalmente se o aspecto das olheiras estiver relacionado com algum desequilíbrio corporal (ou hormonal). 

Assim, uma análise interdisciplinar, incluindo um nutricionista ou profissional nutrólogo, pode ser necessária. 


Também evite consumir:

Como dicas de alimentação, evite consumir em excesso:

  • Sal;

  • Bebidas alcóolicas;

  • Açúcar. 

A longo prazo, esses alimentos prejudicam a pele, estimulam o edema e contribuem para deixar os olhos com cara de “ressaca”, prejudicando ainda mais as olheiras.


Tratamentos para olheiras

Embora existam várias causas relacionadas com as olheiras, alguns tratamentos podem ajudar bastante, como:


 Mas como a região dos olhos é muito sensível (principalmente pela presença de pele fina), é crucial procurar apoio médico especializado. Assim, um médico experiente poderá fazer uma análise e indicar o melhor tratamento para cada paciente.


Dicas para melhorar o olhar

Lembre que, para potencializar os cuidados com o rosto e deixar a face ainda mais atraente, você pode contar com procedimentos incríveis, como a blefaroplastia, que promete rejuvenescer o olhar e aumentar a auto estima.


Além disso, é muito importante manter os cuidados com a pele em dia, evitando intensificar os sinais do envelhecimento e prejudicar ainda mais a estética facial. 


Procure seguir algumas dicas e garantir um olhar ainda mais atraente:


  • Utilize técnicas de maquiagem que valorizem seu olhar – tanto a coloração quanto o formato;


  • Hidrate muito bem a sua pele, isso irá prevenir o surgimento de sinais do envelhecimento, como as rugas e linhas de expressão;


  • Tome muita água, a hidratação interna também é crucial para manter a pele saudável;


  • Não deixe de passar protetor solar todos os dias. A radiação solar é a principal causa de envelhecimento precoce e também está relacionada com o surgimento de complicações sérias (até mesmo câncer);


  • Aproveite os benefícios dos procedimentos estéticos para avivar o olhar. Se você não se sente confortável com a ideia de realizar uma cirurgia plástica, comece aos poucos. Que tal experimentar os procedimentos minimamente invasivos primeiro?;


  • Dê preferência para cremes e tratamentos (principalmente noturnos) que aliam ácidos em sua fórmula. Essas substâncias são excelentes para promover o rejuvenescimento facial e alavancar ainda mais o visual. Mas lembre sempre de procurar um dermatologista antes de iniciar os tratamentos, prezando pelo sucesso do tratamento – e também pela sua saúde. 


Outros aspectos importantes

    Embora as olheiras sejam preocupantes para muitas pessoas, é bom saber que existem maneiras de minimizá-las.


    Além de contar com tratamentos estéticos modernos, que diminuem o aspecto amarronzado ou azulado abaixo dos olhos, a alimentação também pode contribuir para reduzir as temidas olheiras.


    Que tal aproveitar os benefícios dos componentes naturais e minimizar essa complicação o quanto antes? Com certeza você irá se surpreender com os resultados!


    Se mesmo assim você não estiver satisfeita com sua condição, procure um médico qualificado, com certeza ele poderá te ajudar – indicando o melhor tratamento para o seu caso.