Pré-Fliaraxá leva poesia e boas histórias para estudantes de Araxá

Por Da redação 09/06/2019 - 21:48 hs
Foto: Reprodução

Bate-papos, roda de leitura e contação de histórias irão preparar a cidade para receber o Festival Literário de Araxá. Do dia 10 ao dia 18 de junho, o Pré-Fliaraxá vai reunir autores e estudantes em uma programação totalmente gratuita. As atividades são destinadas aos alunos das escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental de Araxá e, algumas delas, abertas ao público.


Alexandre Rampazo


O premiado ilustrador de livros infantis Alexandre Rampazo inicia o Pré-Fliaraxá, nos dias 10 e 11. Se eu abrir esta porta agora…; Aqui, bem perto; Este é o lobo e a Cor de Coraline são alguns de seus principais trabalhos. Rampazo tem mais de cinquenta livros ilustrados em parceria com outros escritores, ganhou o Prêmio Jabuti, Prêmio FNLJ, Troféu Monteiro Lobato e também o Prêmio Cátedra de Leitura da UNESCO e ilustrou vários trabalhos selecionados para o catálogo da Feira de Livros Infantis Selection Bologna do IBBY / FNLIJ.


Dia 10


9h30 – Colégio Atena


11h – Colégio Dom Bosco


14h – SESC (contação de história Márcia Balieiro)


15h30 – Praça dos Salesianos. Atividade aberta ao público com a participação das escolas Pe João Botelho e Gabriela Mistral


Dia 11


9h – E. E. Delfim Moreira


10h30 – Colégio Gabarito


14h – E.E. Polivalente


16h – E.E. Pe Anacleto


Alessandra Roscoe


Jornalista, blogueira e autora de literatura infantil, Alessandra Roscoe dá sequência nas atividades do Pré-Fliaraxá. Autora de História para boi casar, dentre outros, Alessandra também é coordenadora do Uni duni Ler Todas as Letras, projeto de incentivo à leitura voltado, principalmente, para bebês, idosos, pessoas com necessidades especiais, hospitalizadas ou em situação de vulnerabilidade social. As atividades que com autora acontecem nos dias 12 e 13.


Dia 12


8h – E.M. Romália Porfírio


10h – E.E. Pio XII


14h – E.E. Luiza de Oliveira


15h30 – E.E. Dom José


Dia 13


8h – E.M. Anexo Lélia


9h30 – E.E. Lia Salgado


Tiago de Melo Andrade


Tiago de Melo Andrade será o palestrante nos dias 13 e 14. Ele começou a escrever literatura em 1995 e, em 2000, publicou seu primeiro livro, A caixa preta, pelo qual recebeu o prêmio Jabuti 2001 de Autor Revelação.


Dia 13


14h – E.E.Vasco Santos


16h – E.E. Loren Rios


Dia 14


8h – E.M. Dona Gabriela


10h – E.M. Alice Moura


13h30 – E.E. Coronel José Adolfo Aguiar


15h – Biblioteca Municipal Viriato Correia. Atividade será aberta ao público com contação de histórias pelo Núcleo de Incentivo a Leitura da Prefeitura Municipal e participação dos Colégios Dom Bosco e Atena.


Luiz Antonio Aguiar


Autor de cerca de 90 títulos, Luiz Antonio Aguiar também é convidado do Pré-Fliaraxá. Ele participa de atividades nos dias 17 e 18. O escritor ganhou diversos prêmios pelo mundo, o Jabuti (1994); várias menções do Prêmio Altamente Recomendável, da FNLIJ; inscrito na lista de honra do IBBY (2007); o White Ravens (2008), a maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo – na Alemanha. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ. Colaboradora em jornais e ministra oficinas de leitura e de criação literária por todo o país.


Dia 17


9h – SESI-SENAI


10h30 – Colégio São Domingos


14h – E.M. Auxiliadora Paiva


15h30 – E.E. Maria de Magalhães


Dia 18


8h – E.M. Manoela Lemos


10h – E.E. Rotary


14h – E.E. Eduardo Montandom


16h – E.E. Armando Santos


Fê Feliz


A  booktuber Fernanda Oliveira, a Fê Feliz, levará a magia das histórias infantis para a criançada no dia 18. Ela é autora de vários livros infantis, destacando-se a coleção de livros/cds Zoic e tem um canal de sucesso no youtube,


Dia 18


8h30 – E.M. Leonilda Montandom


10h – APAE


13h – E.M. Agar de Afonseca


15h – Biblioteca Municipal Viriato Correia. Atividade será aberta ao público com a participação do Colégio Atena e E.E Dom Pixote.


Poetas locais também estão programação do Pré-Fliaraxá para realizar visitas a escolas da cidade


Dia 12/06 – Liria Porto e Ton Carteiro


10h – E.E.Coronel


Dia 13/06 – Flávio Otávio e Geraldo Neto


10h – E.E.Loren


Dia 17/06 – Flávio Otávio e Geraldo Neto


10h – E.E. Armando Santos


Dia 18/06 – Liria Porto e Ton Carteiro


19:30 E.E.Rotary


Sobre os poetas


Líria Porto é autora dos livros Borboleta desfolhada e de Lua, Asa de passarinho e Garimpo (finalista do Prêmio Jabuti – Poesia – 2015), Cadela prateada e do blogue Tanto mar. Participou das antologias Dedo de moça – escritoras suicidas – e Cartas embaralhadas, organizada pelo escritor Leonel Prata. tem poemas publicados em vários jornais, revistas e sites.


Flávio Otávio Ferreira é graduado em Letras e tem poesias publicadas em várias antologias. Em 2005, lançou o seu livro de estreia Cata-ventos e, em 2007, foi contemplado com a 2ª colocação no I Prêmio Solar de Literatura João Monlevade 43 anos, com o texto “Poema Insano”. Em 2009, publicou o livro Itinerário Fragmentado.


O araxaense Geraldo Neto é formado em Jornalismo pela UNI-BH. Trabalhou com música e produção cultural e é autor do livro de poemas, intitulado “Escapismo” pela Editora 7 letras.


Ton Carteiro trabalha nos Correios desde 2002 e sempre gostou de escrever. Participou de todos os FLIARAXAS e fez oficinas de escritas. Em 2017 foi convidado da autora araxaense Leila Ferreira para uma participação em uma noite especial. Retribuiu a gentileza no FLIARAXA 2018, fazendo uma homenagem a autora e amiga citada.