Aprovação nos exames para obtenção da CNH melhora e chega a 25,8% em Araxá

Resultados foram apresentados em audiência pública na Câmara

Por Da redação 18/07/2019 - 08:09 hs
Foto: Reprodução / metro1

A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (17/07), o segundo Fórum Comunitário para discutir os processos de exames para CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O encontro, solicitado pelo Vereador Pastor Claudenir (PP), foi dirigido pelo Vereador Hudson Fiuza (PSL), 2º Secretário da Mesa Diretora da Casa da Cidadania. Estiveram presentes os Delegados Dr. Vitor Hugo Heisler e Dr. Renato Alcino; respectivamente Delegados Regional e de Trânsito; Dr. Elvio Bertoni, Secretário Municipal de Segurança Urbana e Cidadania; bem como representantes de autoescolas da região.


No início da sessão, o Vereador Pastor Claudenir apresentou os resultados alcançados depois da realização do primeiro Fórum sobre o tema, também de sua autoria. Requerimentos foram encaminhados para a Administração Municipal solicitando regularização da sinalização onde são realizados os exames de rua, adequação da iluminação nas áreas de baliza e reforma e disponibilização da Unisul para ponto de apoio aos candidatos dos exames.


De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Sr. Marco Antônio Rios, será elaborado, pelo departamento de engenharia da Prefeitura Municipal, um projeto de iluminação com lâmpada de LED para ser encaminhado para apreciação e validação da CEMIG, para posterior implementação na área de exame. Qualquer inclusão ou alteração da demanda das redes de distribuição devem ser aprovadas e liberadas pela CEMIG. As melhorias na área da Unisul para atendimento aos candidatos também estão sendo avaliadas.


Desde março (9,38%), os índices de aprovação no exame têm apresentado melhora: 13,48% em abril, 25% em maio e 25,88% em junho. O Dr. Vitor Hugo celebrou as melhorias estruturais das áreas de exame e falou sobre mudanças na banca examinadora, a pedido das autoescolas, que também contribuíram para o crescimento dos índices de aprovação.


O Dr. Renato Alcino salientou as diversas atribuições da Polícia Civil de Minas Gerais, como investigação criminal, emissão de Carteira de Identidade e CNH, licenciamento e emplacamento de veículos. Ele chamou atenção para a necessidade da discussão de transferência de parte desses serviços de natureza administrativa para outro tipo de servidores, de natureza não policial. Parcerias público-privadas foram sugeridas pelo Delegado. 


No encerramento da sessão, Pastor Claudenir celebrou a harmonia entre todas as partes interessadas no processo, que têm contribuído para a melhoria dos índices de aprovação e satisfação dos novos condutores.

Ascom Câmara Municipal de Araxá