Araxá receberá curso de Geoprocessamento com QGIS neste mês

Por Da redação 18/11/2019 - 18:59 hs
Foto: Reprodução

Mais uma vez Araxá marca presença no cenário de geotecnologias e geoprocessamento. Nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, ocorrerá em Araxá, o curso “Geoprocessamento com QGIS”. 


O Geoprocessamento é um conjunto de  técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, quer seja no tocante a coleta, tratamento e análise desses dados. Algumas dessas técnicas, também chamadas de Geotecnologias são: Topografia; Fotogrametria; Cartografia; Sensoriamento Remoto; Posicionamento por Satélite; Geoestatística; Banco de Dados Geográficos; WebMapping e SIG.

O QGIS é um SIG (Sistema de Informação Geográfica) de código aberto e licenciado segundo a Licença Pública Geral , ou seja, é um software gratuito. Com ele você cria, edita, visualiza, analisa e publica informações geoespaciais.


Ele pode ser usado para classificação da cobertura da terra, delimitação de APP e sub-bacias, análise de acidentes de trânsito, gestão urbana em municípios, editoração cartográfica, agricultura de precisão, informações geológicas, geoquímicas e geofísicas, estudos ambientais, etc.


Com uma carga-horária de 20hs, o curso é destinado às áreas de geografia, biologia, geologia, engenharias diversas (ambiental, florestal, sanitária, civil, etc), agronomia, turismo, arquitetura, agrimensura, topografia, arqueologia, segurança pública, epidemiologia,  entre outras.


É uma excelente oportunidade para quem quer se aperfeiçoar ou se tornar um profissional de geo.  Já que esse profissional, além de saber como realizar um levantamento aerofotogramétrico com drones, deve também saber como processar as imagens coletadas por eles e estar ciente das possibilidades de produtos cartográficos que podem ser produzidos e de como gerá-los. E um dos softwares utilizado para essa finalidade é o QGIS.


O evento contará com a participação do geólogo e especialista em SIG, Sidney Schaberle Goveia, de São Paulo. Ele  ministra cursos de geotecnologias livres desde 2004 e é instrutor de QGIS desde 2009. Mentor da iniciativa Geosaber  e membro do Grupo QGIS Brasil desde a sua fundação em 2010, vem prestando suporte e auxiliando os usuários da Comunidade Brasileira de QGIS. Além disso é sócio – consultor da Audoc.con Assessoria e Consultoria, empresa de Tecnologia da Informação dedicada ao desenvolvimento sócio-economico para políticas públicas e sustentabilidade ambiental.


Mais informações: (34) 988677148 - whatsApp