Farmácia Solidária já entregou mais de 3 mil medicamentos, diz Fabiano

Por Da redação 11/02/2020 - 19:53 hs
Foto: Reprodução

Na primeira reunião de 2020 com o uso de Tribuna na Câmara Municipal de Araxá, o Vereador Fabiano Santos Cunha, em seu pronunciamento, comentou o bom funcionamento do Programa Farmácia Solidária, sugerido por ele e implantado no final de 2019 pela Secretaria de Saúde. Durante seu tempo regimental, o parlamentar apresentou números da arrecadação de medicamentos pelas unidades de saúde da cidade e a distribuição aos pacientes.

 

“Esse programa visa arrecadar aquele remédio que a pessoa tem em casa, que sobrou e não serve mais, mas pode ser útil a alguma outra pessoa que não tenha condições de comprar o remédio. Conseguimos parceria com os Rotarys Club, Fundação Maçônica e Câmara da Mulher da Acia, que estão com campanhas internas buscando remédios e nos ajudando na arrecadação”, explicou o Vereador.

 

Segundo Fabiano, desde que o programa começou a funcionar, foram recebidos 364 medicamentos. Desse total, 233 estavam em bom estado de conservação. Foram 5.881 unidades propícias para a doação, dentre frascos, capsulas e comprimidos. Já foram distribuídas 3.651 unidades para pacientes, devidamente identificados e com receituário válido. Uma farmacêutica faz toda a triagem e destinação dos remédios doados. Os que estão fora do padrão para doação e uso foram descartados conforme as regras para evitar poluição.

 

“Muitos desses medicamentos a rede não fornecia e o programa proporcionou essa possibilidade. A avaliação é muito positiva e nós estamos comprometidos com esse trabalho e buscando ainda mais apoio para aumentar essa arrecadação e evitar que o cidadão, que tenha algum remédio em casa, possa deixá-lo vencer e acabe por descartá-lo de forma errada, prejudicando o meio ambiente”, ressaltou.

 

Ainda no tema saúde, Fabiano informou sobre outros dois assuntos que contam com seu total empenho: os procedimentos de Cateterismo e Angioplastia em Araxá, seguem atendendo os pacientes que aguardam na fila para as cirurgias. Sobre a instalação do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), para a coleta de sangue em Araxá, o Vereador disse que o Centro de Quimioterapia São Francisco de Assis, na Santa Casa de Araxá, vai abrigar esse braço da Fundação Hemominas e do Hemocentro de Uberaba. 

 

“Entre os meses de fevereiro e março, logo após o Carnaval, o PACE em Araxá deve entrar em funcionamento. Foi assinado o convênio entre a Prefeitura e o Hemocentro de Uberaba. Por hora, serão feitas coletas mensais, podendo a ser quinzenais, de acordo com a demanda de doadores. A doação feita em Araxá vai suprir a necessidade dos nossos hospitais e vai ser um alívio pra quem precisava viajar até Uberaba para doação de sangue. Agora, isso poderá ser feito em Araxá”, destacou Fabiano.