Praça Governador Valadares: revitalização e resgate histórico

Por Da redação 27/11/2020 - 13:41 hs
Foto: Assessoria de imprensa/ PMA

Após passar pelo trabalho de revitalização, a Praça Governador Valadares, um dos mais importantes cartões postais da cidade, foi entregue à comunidade nesta quarta-feira, 26. A solenida contou com as presenças do prefeito Aracely de Paula, dos secretários e assessores municipais, do arquiteto responsável pelo projeto Dirceu Inácio da Cunha Júnior; do Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar Tenente-coronel Ademir Fagundes; do vereador Alexandre Carneiro de Paula e dos vereadores eleitos Maristela Dutra, Ricardo Assis “Zidane” e Moacir Santos. 

 

A presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Côrtes, disse que “o projeto de restauração foi cuidadosamente direcionado para que a fidelidade à

memória histórica fosse respeitada, buscando manter a originalidade da década de 1940, quando a praça foi construída”. O serviço de restauração foi coordenado pelo arquiteto Dirceu Inácio da Cunha Júnior que observa o olhar cuidadoso da Administração quando se trata de restaurar e revitalizar um patrimônio histórico e tombado.

 

Para o prefeito Aracely que entrega mais uma obra à população, ”a Praça Governador Valadares transmite um sentimento diferente, é um dos belos cartões postais da nossa cidade e repassá-lo aos donos da praça, que é o povo, me deixa orgulhoso e muito grato de poder ajudar a preservar nossos patrimônios históricos, culturais”. 


A reforma contemplou o restauro do piso de placas de concreto no anel central, limpeza com jateamento de água pressurizada e clareamento dos pisos de calçada

portuguesa, com correção e revitalização de pergolados e dos bancos de concreto. Houve plantio de grama, árvores e arbustos, foram colocados vasos ornamentais e instalados 50 postes em estilo republicano com lâmpadas de LED. O obelisco central recebeu seis refletores, piso de placas de concreto e grades de proteção.