Equipe da CIMTB Michelin visita Araxá

Por Da redação 19/02/2021 - 13:58 hs
Foto: Divulgação

A organização da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) se reuniu, nesta quinta-feira, 18, com autoridades do poder executivo, legislativo e empresários de Araxá, para tratar da realização da 18ª edição do evento, que abrirá o calendário de 2021, entre 23 e 25 de abril.

A CIMTB Michelin visitou a Câmara Municipal e conversou com o presidente da casa, Raphael Rios, além de outros vereadores, falando sobre a importância da realização da etapa para o desenvolvimento econômico de Araxá.

“Falamos sobre as possibilidades de viabilizar o evento para dar essa oportunidade aos empresários locais de
continuarem a retomada, gerando emprego e renda para o município. Mas ao mesmo tempo, tomando todos os cuidados com o público e as questões de segurança”, conta Rogério Bernardes, organizador do evento.

“A Copa é muito importante para o município, ela leva o nome de Araxá para o Brasil e para o mundo. O evento sempre foi exemplo de organização por aqui. Por isso, a nossa posição no Comitê de Enfrentamento ao Covid é que tendo a condição, e eu acredito que tenha, o evento aconteça da melhor maneira possível, avalia Rios. “É possível fechar a região do barreiro de forma bem segura, como o Rogério nos apresentou, então, cumprindo os protocolos de saúde, a gente espera que tudo corra bem no final de abril”, completa.

Na Prefeitura Municipal a reunião aconteceu com o vice-prefeito Mauro Chaves e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano César da Silva e as ações para que o evento aconteça de forma segura já começaram. “A Copa Internacional é o maior evento anual de Araxá. Estamos montando um planejamento com a Secretaria de Saúde e outras áreas da prefeitura para que a gente consiga realizar o evento com a maior segurança possível”, destacou da Silva.

A CIMTB Michelin, que este ano deve acontecer fechada ao público pela primeira vez em 18 anos, movimentou mais de R$ 2 milhões de reais na cidade em anos anteriores, impactando todos os setores produtivos da região. “Mesmo com o evento sem público, a Copa Internacional não perde o brilho e importância. É um evento que impacta na cidade, não só durante o final de semana das corridas, mas o ano inteiro”, comenta o presidente da Araxá Convention & Visitors Bureau e empresário, Eduardo Tannús.

A organização espera mais de 1000 inscrições para as provas e tem a segurança como a maior preocupação. A equipe da CIMTB realizou o Campeonato Mineiro de Mountain Bike em Carandaí, com 900 competidores, seguindo protocolos criados por profissionais da saúde especialmente para o evento.

“Testamos de forma muito rígida e com sucesso todos os protocolos ano passado na Fazenda Sossego, em Carandaí, e vamos aplicar todas as medidas em Congonhas, nos dias 13 e 14 de março. Desta forma, estaremos em Araxá em abril com mais experiência e focados na segurança de todos. Para o público, que sempre nos prestigiou e é apaixonado pelo mountain bike, a organização e patrocinadores estão trabalhando em uma transmissão ao vivo para passar todas as emoções do evento no final de semana pelas redes sociais, canais de internet e TV", finaliza Rogério Bernardes.

Confira o protocolo de segurança da CIMTB aqui.

 

CIMTB Michelin 2021

A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI)  desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.