Araxá Agora

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
Alimentação saudável não precisa ser cara, garantem nutricionistas da Unimed Araxá

Saúde

Alimentação saudável não precisa ser cara, garantem nutricionistas da Unimed Araxá

Profissionais da Clínica Multidisciplinar Unimed Araxá (CMU) dão orientações sobre como fazer as melhores escolhas

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma alimentação saudável garante que nosso corpo receba todos os nutrientes de que necessita. “Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que são importantes para o funcionamento do nosso organismo. Nosso corpo adquire-os por meio do processo de digestão, que garante a quebra dos alimentos em partículas menores que podem ser absorvidas pelo corpo”, explica a nutricionista da Clínica Multidisciplinar Unimed Araxá (CMU), Nathalia Cristini Rezende.

 

Ainda segundo a nutricionista, diversas doenças podem ser evitadas com simples mudanças em nossos hábitos de vida. “A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são alguns dos principais pontos que contribuem para o bem-estar físico e mental”, ressalta.

Leia Também:

 

A nutricionista Thaís Cristina Rosa Xavier, que também atua no CMU, concorda. Ela explica que se engana quem pensa que para garantir uma alimentação saudável é preciso gastar “rios de dinheiro”. “É o contrário. Basta comprar alimentos in natura lembrando sempre de verificar sua sazonalidade, em locais de boa procedência, para evitar contaminações, e optar por alimentos variados a fim de deixar as refeições mais coloridas e atrativas”, destaca. “Sempre que tiver dúvidas a respeito de como se alimentar, procure um nutricionista. Esse é o profissional capacitado para avaliar seu estado nutricional e desenvolver planos de ação eficazes para te auxiliar”, orienta.

 

Primeiros passos

 

Como primeiros passos para iniciar uma alimentação saudável, temos as seguintes recomendações do Ministério da Saúde:

 

-  É fundamental alimentar-se principalmente de alimentos in natura ou minimamente processados. Isso quer dizer que é importante comer alimentos que sofreram o mínimo de alteração desde que foram retirados da natureza até chegar a sua mesa e que não tiveram adição de sal, açúcares e gorduras, tais como frutas, verduras, legumes, grãos, leite, ovos e carnes.

 

- Utilize pequenas quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar. O consumo excessivo desses ingredientes está diretamente relacionado aos agravos de saúde e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, além de favorecer o ganho de peso indesejado e desencadear quadros de sobrepeso e obesidade. Quando utilizados com moderação, tornam a alimentação mais saborosa sem que fique nutricionalmente desbalanceada.

 

- Evite o consumo excessivo de alimentos processados, ou seja, alimentos in natura ou minimamente processados que passaram pelo processo de adição de sal, açúcar ou gordura a fim de torná-los mais saborosos e aumentar o tempo de vida na prateleira. Alguns exemplos são alimentos em conserva, molhos de tomate, frutas cristalizadas ou em calda, carne seca.

 

- Evite alimentos ultraprocessados, ou seja, aqueles produzidos por indústrias de grande porte, que possuem adição de diversos ingredientes, incluindo substâncias de uso exclusivamente industrial e envolvem diversas etapas de processamento. Como exemplo, podemos citar biscoitos recheados, sorvetes, bolos, temperos instantâneos, salgadinhos e refrigerantes.

 

- Tenha rotina: alimente-se sempre nos mesmos horários, realizando, no mínimo, três refeições (café, almoço e jantar) e dois lanches. Evite os beliscos entre uma refeição e outra.

 

- Faça as refeições em ambiente agradável, com calma e tranquilidade e faça desse momento algo especial, dedicando tempo à refeição. Sempre que possível, coma acompanhado de alguém e evite o uso de telas.

 

- Quando comer em restaurantes, opte por locais em que a comida é preparada na hora e evite fast-foods.

Com essas orientações você evita agravos de saúde e melhora sua qualidade de vida.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Unimed
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom Unimed
Comentários: