Araxá Agora

Domingo, 27 de Abril de 2025
APAE Araxá realiza blitz educativa em alusão ao Dia Mundial do Parkinson

Cidade

APAE Araxá realiza blitz educativa em alusão ao Dia Mundial do Parkinson

.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em uma ação voltada à conscientização e informação, a APAE Araxá promoveu, uma blitz educativa para marcar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril. A iniciativa teve como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, os desafios enfrentados por quem convive com a doença e divulgar o trabalho realizado pela instituição no atendimento a pessoas com Parkinson.

De acordo com a Terapeuta Ocupacional da APAE, Isabela Cândida Corrêa, o principal objetivo da blitz foi conscientizar a população sobre a Doença de Parkinson, promovendo informação acessível, combatendo o preconceito e incentivando o diagnóstico precoce. A ação também serviu para divulgar os serviços oferecidos pela instituição para o cuidado com os portadores da doença.

A blitz contou com a participação ativa dos assistidos pela APAE, que ajudaram a distribuir materiais informativos e dialogaram com os motoristas e pedestres sobre a causa. Para Isabela, essa participação fortalece a autoestima, o senso de pertencimento e o protagonismo dos usuários. “Estar envolvidos em ações públicas permite que eles se sintam valorizados, além de favorecer habilidades sociais, cognitivas e emocionais, fundamentais para o processo terapêutico e de inclusão”, destaca.

A APAE oferece acompanhamento psicológico individual e em grupo, voltado para o enfrentamento dos desafios emocionais trazidos pela doença, como ansiedade, depressão e alterações de humor. O trabalho inclui ainda o apoio às famílias.

Entre os principais desafios enfrentados pelos pacientes com Parkinson estão a perda progressiva da mobilidade, os tremores, dificuldades na fala e no equilíbrio, além dos impactos emocionais. “A equipe multidisciplinar da APAE — formada por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros profissionais — atua de forma integrada para promover reabilitação, autonomia e qualidade de vida”, explica Isabela.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom APAE
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom APAE
Comentários: