Araxá Agora

Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024
Araxá busca inclusão de projeto do hospital municipal no Novo PAC Saúde

Cidade

Araxá busca inclusão de projeto do hospital municipal no Novo PAC Saúde

.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prefeito de Araxá, Robson Magela, participou de uma reunião nesta quinta-feira (28) no Ministério da Saúde, em Brasília. O objetivo foi tratar da inclusão do projeto de construção do Hospital Municipal de Araxá no Novo PAC Saúde. O programa do Governo Federal fomenta investimentos em infraestrutura de saúde. Além disso, foi discutida a previsão de repasses de recursos federais, por meio de emendas parlamentares, para fortalecer a saúde pública do município em dezembro.

Estiveram presentes na reunião o Procurador Geral do município, Jonathan Ferreira, o assessor de Relações Interinstitucionais, Sebastião Donizete, e a Assessora Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Saúde, Vera Lúcia Macedo Fiaes. O encontro contou também com a participação de Rubens Miranda, assessor parlamentar do deputado federal Mário Heringer, que representou o parlamentar.

Durante a reunião, o prefeito Robson Magela reforçou que projeto do Hospital Municipal é uma necessidade urgente para Araxá e a microrregião, que abrange oito municípios e mais de 190 mil habitantes, segundo o IBGE. De 2019 a 2023, o número de procedimentos cirúrgicos na região cresceu 51%, sobrecarregando a estrutura atual.

Outro ponto destacado foi a dificuldade de internação de pacientes da microrregião em hospitais públicos de Uberaba devido à superlotação, agravada pela falta de infraestrutura local para serviços como a UTI Neonatal. Apesar de já possuir os equipamentos necessários, Araxá enfrenta problemas para adaptá-los nas unidades existentes, que são privadas, o que reforça a urgência de um hospital público municipal.

Proposta do hospital

O projeto do Hospital Municipal de Araxá prevê a construção de uma unidade moderna, com 200 leitos de internação distribuídos em dois pavimentos e uma área total de 14.271,56 m². A estrutura atenderá às demandas de média complexidade da região, incluindo a instalação de uma UTI Neonatal para crianças recém-nascidas prematuras.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PMA
Comentários: