Araxá Agora

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
Audiência Pública apresenta a realidade do setor Agrícola de Araxá

Cidade

Audiência Pública apresenta a realidade do setor Agrícola de Araxá

.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O plenário vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu nesta quarta-feira (8) uma Audiência Pública para conhecer a realidade da produção do setor agrícola de Araxá e seu papel na economia local e regional. A reunião foi uma solicitação do vereador João Veras e contou com a participação de agricultores, representantes de associações, professores, autoridades, vereadores, comunidade e imprensa.

João Veras é presidente da Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio, Planejamento Ambiental Urbano e Rural da Câmara Municipal de Araxá e já atuou no Ministério da Agricultura, no departamento de comercialização de produtos agrícolas, na função de Técnico de Produtos, entre os anos de 1982 e 2001.

Além de João Veras, fizeram parte da mesa de honra o secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão Arnildo Antônio de Moraes, Jairinho Borges - superintendente da Secretaria Municipal de Agricultura e o professor do UniAraxá e também representante da Secretaria Municipal de Agricultura - Diogo Gonçalves.

Leia Também:

Arnildo destacou o perfil agrícola do município de Araxá e mencionou que não existe competência municipal com relação aos impostos provenientes da agricultura.

Murilo Alencar e Silvia Passos, extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, falaram sobre a história da instituição, a importância do crédito rural, a introdução de novas tecnologias e políticas públicas para incentivar o setor, principalmente a agricultura familiar. Eles destacaram também o queijo minas artesanal e o iogurte como produtos agroindustriais de destaque no município.

Os presidentes de Associações Regionais de meliponicultores, cafeicultores e hortifrutigranjeiros apresentaram o trabalho das instituições e falaram da importância dessas culturas para a cidade.

Diogo Gonçalves é Professor do UniAraxá e falou representando o curso de agronomia da instituição e a Secretaria Municipal da Agricultura. Em se tratando da agricultura em Araxá, ele destacou as grandes empresas de batata, que colocam Araxá no mapa global de produção e industrialização do tubérculo, armazéns de grãos que são exportados ou destinados à indústria de ração, além da produção de café de excelente qualidade, eucalipto e cana de açúcar.

Como principais projetos da Secretaria, ele destacou a manutenção de estradas e programas para melhorar as condições do solo na região.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom CMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom CMA
Comentários: