O Projeto de Sistema de Mobilidade BiciMobi/CiMTB Experience Bicicleta para Todos foi apresentado sexta-feira (2) em Araxá para entidades de segurança pública, executivo local, Legislativo, parceiros e representantes de empresas em um encontro na sede do Batalhão de Polícia Militar. O objetivo da reunião foi apresentar as diretrizes que vão garantir, de forma sustentável, o acesso ao local de realização dos eventos na cidade entre os dias 17 e 28 de abril. Araxá receberá pela primeira vez uma das etapas da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike e, logo em seguida, a Copa Internacional de MTB (CiMTB), pelo 21º ano consecutivo.
A comissão da BiciMobi foi representada pelos sócios Gabriel Ramos e Patrícia Moço. “Historicamente, as dificuldades relativas à locomoção das pessoas durante eventos neste local indicam os desafios que fazem parte da gestão do trânsito ligado, exclusivamente, aos dois eventos esportivos a serem realizados no Barreiro, ao longo da segunda quinzena de abril de 2024”, afirma Patrícia, que está à frente do projeto e é especialista em Gestão de Esportes, Inovação e Sustentabilidade.
Segundo ela, é muito importante essa integração com os órgãos e autoridades para trazer menos impacto à população, para oferecer mais mobilidade e mais conforto durante o evento. “Então, convidamos as pessoas a acompanhar nossas ações e as definições do trabalho realizado pela comissão, o que foi muito produtivo. Todos se mostraram engajados na causa e já saímos de lá com perspectivas concretas”, completa.
O sistema
De acordo com a comissão, o Sistema de Mobilidade terá o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), que está cedendo o espaço da Expominas para montagem da MTB Village. Entre outros incentivadores estão a Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Guarda Municipal e Trânsito), Câmara Municipal de Vereadores, Polícia Militar-MG, Polícia Militar Rodoviária-MG, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o deputado Bosco e os vereadores Raphael Rios e Bosco Júnior, presidente da Câmara Municipal da cidade.
O impacto
Sobre as inovações que vão ser instaladas, Gabriel Ramos, Mestre em Geografia, Planejamento do Território e Urbanismo, afirmou que o objetivo é garantir à população local e a todos que vão visitar Araxá a condição e o conforto no deslocamento, já que cerca de 20 mil pessoas vão passar pelo evento. “Os eventos vão ocorrer no Barreiro, cerca de 4 km da cidade, e estamos implementando o recurso do transporte coletivo. Ainda queremos implantar a ciclofaixa, pensando na sustentabilidade e dedicada ao uso da mobilidade do ciclista".
SOBRE A BICIMOBI
Fundada em 2023 pelos sócios Alemão Silva, Gabriel Ramos e Patrícia Moço, a BiciMobi nasceu com um objetivo claro: fomentar e desenvolver uma forma alternativa e sustentável para a locomoção urbana e eventos. Unimos forças para criar não apenas uma empresa, mas um sonho compartilhado de transformar a mobilidade.
https://bicimobiexperience.com/
https://www.instagram.com/bicimobi/
Comentários: