A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) faz um alerta para que a população de Araxá economize água. Isso porque o consumo consciente contribui para garantir a todos o acesso a esse recurso essencial à vida, principalmente durante o período de estiagem.
Nos últimos dias, as queimadas em diferentes regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba têm acarretado no arraste de folhas secas para as captações do município, provocando o entupimento das bombas. Com isso, menos água é captada e as unidades precisam ser paralisadas com frequência, para passarem por limpeza e outras manutenções necessárias.
Paralelo a isso, os moradores tendem a lavar seus imóveis com mais frequência para retirar a sujeira proveniente dos incêndios, que é trazida pelo vento. Com o aumento do consumo somando à redução da vazão, estão ocorrendo intermitências na distribuição de água para toda a cidade.
Leandro Cruz, gerente regional da Copasa, explicou o que são as intermitências. “Consistem em faltas de água por curtos períodos. Por exemplo: mesmo com o fornecimento pela Estação de Tratamento (ETA), em razão da recuperação gradativa do sistema, a água pode acabar e retornar por algumas vezes nos imóveis, até a normalização completa, e em outros casos, chegar com uma pressão mais baixa que o convencional”, disse.
Para garantir o fornecimento de água a toda a população, a Copasa monitora o sistema de abastecimento. As unidades operam em capacidade máxima e manobras operacionais estão sendo realizadas a fim de minimizar os impactos para os araxaenses. Se necessário, caminhões-pipa também darão suporte no abastecimento de áreas prioritárias, como unidades de saúde e instituições de ensino.
Ainda segundo Leandro, a empresa não tem medido esforços para garantir a normalização da situação com a máxima celeridade, mas reforçou que a recuperação do sistema ocorre aos poucos. “Ao contrário da eletricidade, que acaba e retorna de maneira instantânea para todos, a normalização do abastecimento acontece gradativamente, à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Isso porque, mesmo com a ajuda de bombas, devido à gravidade, a água chega primeiramente aos imóveis de áreas com baixo relevo, e posteriormente, aos imóveis localizados em regiões mais altas, por essa razão, economizar esse recurso neste momento é muito importante”.
Leandro também agradeceu a compreensão dos moradores e reforçou a importância do consumo consciente. “Nosso muito obrigado à sociedade, que tem se esforçado para economizar água. E nós pedimos que continuem mobilizados nessas ações. Quando a água retorna após um período de desabastecimento, os imóveis que a recebem primeiro a utilizam em maior volume, ocasionando aumento abrupto do consumo, o que gera atraso na recuperação dos reservatórios, e por consequência, na regularização do abastecimento especialmente para as partes mais altas. Portanto, nesse momento, a ajuda de todos é fundamental!”, concluiu.
A Copasa destaca que medidas simples de economia de água ajudam na normalização do abastecimento. São elas:
• Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava a louça;
• Evitar lavar carros, mas se for necessário, optar pelo uso de balde;
• Usar a máquina de lavar roupa apenas quando estiver com a capacidade total de carga;
• Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou a calçada;
• Não lavar o passeio, em vez disso, usar a vassoura;
• Tomar banhos rápidos;
• Molhar plantas com regador, e não com a mangueira;
FONTE/CRÉDITOS: Ascom COPASA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom COPASA
Comentários: