A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) promoveu, nesta terça-feira (14/05), em Araxá, o Café com a Imprensa, em sua sede na cidade. O evento reuniu jornalistas para apresentar os avanços realizados pela empresa e esclarecer dúvidas sobre a prestação dos serviços de água e esgoto.
O encontro foi comandado por Cristiane Carneiro, superintendente da Copasa no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), segmento da empresa que abarca 58 municípios no Pontal, Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado; pelo gerente regional Araxá, Leandro Cruz; pelo supervisor de tratamento de água Lázaro Oliveira; pelo assistente socioambiental Fauster Bernardes; e pelo integrante da equipe comercial Antônio Maximiniano.
Durante o bate-papo, os representantes da Copasa detalharam aos jornalistas que a empresa assumiu o abastecimento de água em Araxá em 1965, e que, com o objetivo de proporcionar ainda mais qualidade de vida à população, em 2002 assumiu a concessão para operar também o esgotamento sanitário da cidade, tendo investido quase R$ 320 milhões no município em mais de 50 anos para implantação, expansão e melhorias desses sistemas.
Os profissionais também destacaram que, nos últimos anos, a empresa tem apostado na tecnologia para melhorar a prestação de serviços no município, e que mais de R$ 300 mil foram direcionados para essa finalidade. O aporte viabilizou a implantação do 4fluid, aparelho ligado a uma haste de escuta otimizada, que detecta perdas de água até mesmo em tubulações de menor diâmetro; a aquisição do georadar, equipamento que, por meio de ondas eletromagnéticas de alta frequência detecta imagens das tubulações de água e esgoto a até 8 metros de profundidade, sem a necessidade de perfurações; e do sistema ADA, que ainda está em fase de testes, mas que pode identificar vazamentos nas redes de água por meio de análises das variações de pressão na rede.
Outro tema de destaque citado pelos empregados foi o Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da Copasa, que, até o momento, direcionou quase R$ 1,7 milhão para o plantio de 14.397 mudas; construção de 46.241 metros de cercas no entorno de áreas de preservação; escavação de 346 bolsões - bacias escavadas na terra para contenção de água da chuva; execução de 70.157 metros de curvas de nível - elevações feitas em pastagens, para evitar o carreamento de terra e matéria orgânica pela enxurrada para os braços de água; adequação de 770 metros de estradas e realização de 21 oficinas de educação ambiental em escolas públicas.
Ainda durante o encontro, os empregados falaram da padronização dos horários de atendimento das agências físicas da Copasa que, desde março, funcionam das 8h às 16h30, sem intervalos para almoço; fizeram um balanço da tarifa social no município, benefício que concede até 50% de desconto nas contas de água e esgoto de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico; e explanaram os canais de atendimento da Copasa, que são gratuitos: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, os dois últimos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h ou ainda pela Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas.
Cristiane enfatizou que a empresa não tem medido esforços para oferecer excelência na operação de abastecimento e esgotamento. “Já conseguimos atingir a universalização dos serviços em Araxá, mas queremos ir além. Estamos buscando uma aproximação maior com os clientes, temos usado a tecnologia e a inteligência artificial para melhorar a prestação de serviços e continuaremos atuando para aprimorar cada vez mais”, afirmou.
Leandro Cruz destacou que, para proporcionar uma experiência cada vez melhor aos araxaenses, a empresa tem buscado inovações. “Com novas tecnologias conseguimos identificar vazamentos com maior agilidade, consequentemente a correção também é mais célere. Assim, temos mão de obra para atuar em outras frentes de serviço. Com a redução de perdas, captamos menos água dos mananciais, contribuindo para a perenidade dos mananciais; e ainda otimizamos custos da operação, podendo direcionar a verba para investir em outras melhorias”, concluiu.
A empresa não tem medido esforços para alcançar resultados cada vez melhores, e de acordo com Fauster Bernardes, a sustentabilidade tem acompanhado essa evolução. “O trabalho da Copasa começa no cuidado com os recursos naturais. É por isso que a empresa promove diferentes ações que visam assegurar a preservação do ecossistema para as gerações atuais e futuras. Poder falar desse programa é também um modo que encontramos de deixá-lo em evidência”, ressaltou Fauster Bernardes.
Também estiveram presentes, representando a companhia, o encarregado do sistema de Araxá, Ericon Mattos; o engenheiro de produção e operação Saulo Teixeira e o assistente de desenvolvimento sustentável Wesley Meireles.
Sobre o Café com a Imprensa
O Café com a Imprensa é um evento itinerante, idealizado em 2023, com a finalidade de levar a gestão da Copasa até os municípios em que a empresa opera, a fim de promover encontros com os jornalistas da cidade para esclarecer dúvidas sobre as atividades executadas no município e apresentar investimentos. É a segunda edição do evento na terra da Dona Beja.
Além disso, o evento também está dentro de outro projeto desenvolvido pela Copasa: “Visita os formadores de opinião”, que visa maior proximidade com lideranças e comunicadores a fim de ouvir feedbacks e buscar melhorar a partir dos mesmos.
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