Para garantir que famílias elegíveis à tarifa social - que pode conceder até 50% de desconto nas contas de água e esgoto - conheçam esse direito, a Copasa vai intensificar as ações para divulgação do benefício em Araxá. A partir desta terça-feira (04/06), a Agência Móvel da Companhia vai estacionar em frente aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.
Em Araxá, 4.462 famílias estão incluídas na tarifa social. Dos clientes contemplados, 1.522 ainda não atualizaram o cadastro. Na região, no total, 10.193 clientes foram incluídos somente neste ano. E no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), segmento da Copasa que abrange 58 municípios do Pontal, Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado, 48.769 famílias têm o benefício, mas 16.742 delas correm o risco de perdê-lo em razão da não atualização dos dados. O prazo para renovar o cadastro é até 25 de junho.
No primeiro dia (4) a unidade de atendimento itinerante estará na sede da Ação Social, localizada na avenida Getúlio Vargas, nº 205. Na quarta-feira (05/06), a Agência Móvel estará no Cras Abolição, que fica na rua Marcolino Coelho Borges, nº 390. Já na quinta-feira (06/06), o ponto de parada será o Cras Francisco Duarte, situado na rua Antenor Silva Soares, nº 306. E entre os dias 10 e 14 de junho, o veículo retorna para a Ação Social. Em todos os locais, os atendimentos serão das 8h às 12h e das 13h às 16h.
“Por meio da Agência Móvel, os clientes também poderão requerer o benefício e tirar dúvidas. Além disso, material informativo foi deixado nas sedes dos Cras, cujos servidores têm orientado os moradores que procuram o local sobre a tarifa social”, destacou o assistente de Desenvolvimento Sustentável da Copasa Wesley Meireles.
Força-tarefa
A Copasa disponibilizou uma série de ações com foco em alcançar 1,5 milhão famílias em todo o Estado que podem ser beneficiadas pela tarifa social, ou seja, receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. Atualmente, a Companhia possui 789,4 mil famílias cadastradas, mas a intenção é duplicar esse número e conceder condições especiais a famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.
No ano de 2024, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários e aproximadamente 288 mil poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses clientes têm até 25 de junho para efetuar a atualização.
Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício. Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito pelo Whatsapp (31) 99770 7000 e WebChat no site www.copasa.com.br. A Companhia também enviou a todo o Estado material informativo via mala-direta e disponibilizou campanhas publicitárias em rádios mineiras.
Requerendo o benefício
O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”. Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, ou se dirigir até a agência de atendimento, que em Araxá está localizada na rua Augusto Luiz Coelho, nº 190, bairro Centro, e além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF, o comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom COPASA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom COPASA
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