Uma cultura organizacional pode ser um diferencial quando todas as funções de uma empresa atuam em
consonância, alinhadas aos objetivos estratégicos e de acordo com os valores e normas que a instituição
acredita.
Uma cultura, que impacta no desenvolvimento tanto da empresa quanto dos seus profissionais, é
realmente forte quando sua composição é claramente percebida através de comportamentos, símbolos e
sistemas totalmente alinhados.
Tao desafiador quanto construir uma cultura forte, é promover sua evolução constante, especialmente em
períodos de mudança significativa no contexto externo ou nos objetivos estratégicos da própria
organização.
As lideranças, são peças chave para a formação e evolução da cultura corporativa, pois ela precisa ser
comunicada, vivenciada e constantemente fortalecida. É necessário um trabalho conjunto com elementos
da gestão de pessoas e da comunicação, habilidades essenciais em qualquer líder moderno. E mais
poderoso do que o discurso, são as demonstrações práticas, do dia-a-dia, que fazem com que a cultura seja
enraizada e com que os comportamentos desejados sejam percebidos de forma coerente e replicados
pelos colaboradores.
A exemplo disso, a CBMM, empresa brasileira com sede em Araxá, Minas Gerais, com mais de 6 décadas
de atuação, viu a necessidade premente de evoluir sua cultura organizacional, para apoiar sua estratégia
de crescimento acelerado através da diversificação, com o objetivo principal de aumentar o tamanho de
seu mercado e o impacto positivo na cadeia de materiais e aplicações onde sua tecnologia pode ser
utilizada. Nos últimos anos, a Companhia vem promovendo um ambiente mais aberto e menos
hierarquizado como parte da atenção especial à evolução de sua cultura através das pessoas.
A Companhia acredita que um plano de crescimento ousado, com expansão da capacidade produtiva e
entrada em novos mercados, precisa ter como um de seus pilares uma cultura organizacional sólida,
vivenciada em todas as sedes e por todos os seus colaboradores em diferentes regiões do mundo. A
capacidade de atrair e unir tamanha diversidade de experiencias e talentos envolvidas e participativas na
evolução de uma cultura coesa é também parte dos investimentos que a empresa faz pensando em
ampliar sua longevidade e relevância.
Por: Tamara Vieira, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da CBMM e Giuliano
Fernandes, Gerente de Marketing e Comunicação da CBMM
Comentários: