Araxá Agora

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
Estudante do CSD representa região e aprova proposta na Plenária Estadual do Parlamento Jovem de Minas

Educação

Estudante do CSD representa região e aprova proposta na Plenária Estadual do Parlamento Jovem de Minas

Isabella Contagem foi destaque da última etapa do projeto

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A aluna do Colégio São Domingos, Isabella Contagem, foi um dos grandes destaques da plenária estadual do Parlamento Jovem de Minas. A estudante, que representou a região no evento estadual, contribuiu muito para que uma proposta que nasceu em Araxá, a partir de uma ideia dela, figurasse na cartilha final do projeto. “O projeto que idealizei tem o objetivo de garantir que cursos técnicos tenham na grade uma matéria sobre direitos trabalhistas, conduta profissional e defesa dos jovens, em casos de abusos. Nas plenárias municipal e regional essa proposta foi aglutinada com outras e recebeu colaborações de outros estudantes, até ser apresentada na plenária estadual, em Belo Horizonte”, conta Isabella.

 

A etapa estadual do projeto reuniu centenas de estudantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante três dias foram realizados grupos de trabalho, vivências de entrosamento e debates. Segundo o coordenador local do projeto, a atuação de Isabella nas atividades foi decisiva para o resultado. “Ela foi destaque tanto na oratória, quanto na argumentação. Eu fico muito feliz e honrado de ver os nossos alunos crescerem tanto. Isabella demonstrou todo seu aprendizado e o quanto estava preparada para este momento”, ressalta Carlos Vinícius Santos da Silva.

Leia Também:

 

Além da proposta de Araxá, outras onze foram priorizadas na cartilha final do projeto. Essas sugestões são entregues às câmaras municipais e à ALMG, por meio da Comissão de Participação Popular. “Nossa proposta agora poderá ser analisada e se tornar um projeto de lei”, destaca Isabella.

 

Esta foi a segunda vez consecutiva que alunos do Colégio São Domingos representaram a região numa plenária estadual e as respectivas propostas foram aprovadas. “É um orgulho para toda a comunidade escolar! Fazer política é imprescindível para vivermos em sociedade. Aprender isso desde cedo é importantíssimo, independentemente dos caminhos que vão seguir”, ressalta Renato Fonseca Barcellos, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio - CSD.

 

Parlamento jovem

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política direcionada aos estudantes do Ensino Médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. É uma iniciativa da ALMG, por meio da Escola do Legislativo. As cidades participam através das Câmaras Municipais, que são as parceiras do programa.

 

A cada edição anual, os estudantes do PJ Minas escolhem e debatem um tema de relevância social. Os jovens encaminham, ao final das atividades, propostas de ações legislativas sobre o tema.

 

O projeto é realizado em várias etapas. Nelas os alunos decidem entre si quem e quais projetos serão selecionados para a fase seguinte. O encerramento reúne representantes de mais de 130 cidades na capital e tem como ápice a Plenária Estadual.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom CSD
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom CSD
Comentários: