A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) de Araxá recebeu, nesta sexta-feira (10/05), a visita dos estudantes do Colégio Gabarito, da mesma cidade, para aprender sobre como a água se torna potável para consumo.
Cerca de 40 pessoas, entre alunos e professores, receberam orientações e equipamentos de segurança que deveriam ser usados para adentrar a unidade. Depois, participaram inicialmente de um diálogo interativo, no qual foram debatidos o ciclo da água na natureza (desde sua captação até a chegada aos imóveis), interdependência dos recursos naturais para a manutenção do equilíbrio ambiental, relação entre saneamento e qualidade de vida, e tratamento de esgoto.
Os visitantes também conheceram o Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da Copasa, e o Programa Chuá, que visa à educação sanitária e ambiental. Na sequência, os presentes aprenderam como é feito o tratamento da água na cidade passo a passo.
O assistente socioambiental Fauster Bernardes foi um dos responsáveis por receber os alunos. “É sempre uma alegria poder repassar às crianças e adolescentes informações sobre saneamento e preservação ambiental, afinal, elas são nosso futuro, e a educação é o que molda o futuro”, disse.
A Copasa assumiu o abastecimento de água em Araxá em 1965. Com o objetivo de proporcionar ainda mais qualidade de vida à população, em 2002 a empresa assumiu a concessão para operar também o esgotamento sanitário da cidade, e segue trabalhando constantemente para proporcionar qualidade de vida à população por meio da prestação de serviços.
Comentários: