Araxá Agora

Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024
Estudantes do CSD se destacam em projetos sobre meio ambiente, leitura e matemática na Mostra Olhares 2024

Educação

Estudantes do CSD se destacam em projetos sobre meio ambiente, leitura e matemática na Mostra Olhares 2024

Iniciativa do Colégio São Domingos apresenta o resultado do trabalho pedagógico das turmas dos Anos Iniciais, no segundo semestre

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Colégio São Domingos (CSD) realiza, em 2024, mais uma edição da Mostra Olhares, uma iniciativa que busca apresentar o trabalho pedagógico da escola e envolver toda a comunidade. As ações integram alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ressaltando o protagonismo dos estudantes.

 

Dentre os diversos trabalhos do segundo semestre, destacam-se os projetos: "Lixo... cada um cuida do seu", "Revista Amiguinhos do CSD", "Brincando com a Matemática" e “Arte e Cerrado”.

Leia Também:

 

Consciência Ambiental

Idealizado pelas professoras do 1° Ano, o projeto "Lixo... cada um cuida do seu" nasceu de um tema abordado no material didático Bernoulli e do interesse das crianças em aprender mais sobre o meio ambiente. A partir dessa motivação, os alunos do 1º Ano pesquisaram a produção e o descarte do lixo, seus impactos na natureza e a responsabilidade individual na preservação ambiental e o consumo consciente. “Durante o processo, as crianças realizaram experimentos em casa e na escola, além de entrevistas com a equipe de limpeza do CSD e atividades de observação. Conheceram o tempo de decomposição de diferentes tipos de resíduos e aprenderam a diferenciar o lixo orgânico do inorgânico”, explica a professora Ana Graziela Vieira Silva Camilo.

 

A culminância do projeto será no dia 29 de novembro, envolvendo as famílias.

 

Incentivo à Leitura

Outro destaque da Mostra Olhares é o projeto de criação da revista "Amiguinhos do CSD", coordenado pela equipe da Biblioteca do CSD e professoras do 2° Ano, que incentivaram os estudantes o gosto pela leitura e escrita. Durante o projeto, pesquisaram em livros, revistas e jornais. O que mais chamou a atenção deles foi a revista com conteúdos do dia a dia. "O protagonismo das crianças foi essencial. Foi gratificante ver o entusiasmo delas e o apoio das famílias", afirma Luciene Abadia de Oliveira Resende.

 

Vicente Wojcik Nessralla, aluno do 2º Ano A, conta que ficou orgulhoso com o trabalho da turma. “Participar da criação da revista foi difícil, mas valeu a pena. Fiquei muito feliz!”, diz.

 

A entrega da revista impressa aconteceu no Centro Cultural CSD, no dia 07 de novembro, com a presença das famílias.

 

Matemática Divertida

O projeto “Brincando com a Matemática”, desenvolvido pelas professoras do 3º Ano, com o apoio da coordenação pedagógica, propõe uma abordagem lúdica para as operações matemáticas. Cada aluno criou jogos matemáticos em casa, com o auxílio das famílias e depois apresentou suas criações aos colegas. “Eu gostei muito de participar do projeto Mostra Olhares desse ano. Envolve tudo: matemática, teatro, jogos e muito mais!”, comenta a aluna Isadora de Oliveira Lopes Baptista, do 3º ano A.

 

No dia 03 de dezembro, os alunos apresentarão para as famílias a peça teatral “Alice no país da Matemática”. após o evento os jogos confeccionados durante o projeto serão doados para uma escola da rede pública - uma ação solidária para concluir o projeto partilhando aprendizagens.

 

Arte e cerrado no Futuro

O 4º Ano do Colégio São Domingos também se destaca na Mostra Olhares com uma iniciativa criativa que une arte e sustentabilidade: o projeto "Arte & Cerrado: uma visão futurística".

 

Sob orientação dos professores, os alunos exploraram a fauna, flora e as paisagens do cerrado brasileiro, criando representações que projetam um futuro do bioma. Como culminância desse trabalho, os estudantes farão uma apresentação teatral sobre o tema, no dia 5 de dezembro, levando o público a refletir sobre a importância de preservar o cerrado e os possíveis impactos das ações humanas nesse ecossistema único.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom CSD
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom CSD
Comentários: