Araxá Agora

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
FestNatal tem lançamento de livro escrito por crianças nesta sexta (22)

Cultura

FestNatal tem lançamento de livro escrito por crianças nesta sexta (22)

Estudantes participaram de oficina com escritores e imaginaram o que aconteceria se “Papai Noel Fosse Criança?”

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 

Trinta e nove crianças de Araxá lançam nesta sexta-feira (22) a partir das 19h30 uma obra coletiva elaborada por meio de um projeto inovador criado pelos escritores César Campos e Rafael Nolli e que, nesta edição, teve também a participação da ilustradora Luciana Olivier “O auditório da Acia foi o cenário para uma oficina de escrita coletiva. A proposta instigante para os pequenos artistas era simples, mas cheia de promessas: imaginar o que aconteceria se Papai Noel Fosse Criança?", conta Rafael Nolli.

 

No primeiro estágio da oficina, as crianças, guiadas pelos autores, deram asas à imaginação, moldando uma história encantadora onde o Bom Velhinho assume a forma de uma criança travessa e curiosa. “Eles exploraram as travessuras e aventuras de um Papai Noel infantil, descobrindo como a magia natalina pode se manifestar de maneiras inusitadas quando vista pelos olhos puros da infância”, explica Cesar.

Leia Também:

 

Com a narrativa pronta, a ilustradora Luciana Olivier entrou em cena para mediar as ações, auxiliando os estudantes a transformarem as palavras em imagens. “As crianças deram vida aos personagens, aos cenários festivos e aos momentos especiais que permeiam a história. Cada página do livro é uma obra de arte única, uma fusão perfeita de criatividade infantil e talento artístico”, relata Luciana.

 

"E Se Papai Noel Fosse Criança” não é apenas um livro, mas uma celebração da imaginação, da amizade e do espírito natalino visto por uma perspectiva única e infantil.

 

Sinopse

 

E se Papai Noel fosse criança...

 

Nesta obra encantadora, a magia do Natal ganha uma nova perspectiva quando um grupo de crianças, orientadas pelos autores Cesar Campos e Rafael Nolli, embarca em uma oficina de criação coletiva com a participação da ilustradora Luciana Olivier. A proposta desafiadora? "E Se Papai Noel Fosse Criança?"

 

A história resultante é uma viagem cativante, onde o Bom Velhinho deixa para trás a barba branca e a seriedade para se transformar em uma versão jovial e travessa de si mesmo. Uma leitura que aquece corações e nos lembra da magia que habita na simplicidade e na pureza das crianças durante a época mais especial do ano.

 

Emoção

 

Penúltimo dia do FestNatal Araxá, a sexta-feira (22) promete muitas emoções. A programação começa às 18h30 com a grande final do concurso de novos talentos. Oito finalistas conseguiram uma vaga para a última etapa da competição e, na companhia de técnicos, prepararam uma apresentação especial para o momento mais importante do concurso, que é uma iniciativa do Rotary Club de Araxá Sul em parceria com a Fundação Cultural Acia (Facia).

 

Neste ano, os vencedores de cada categoria receberão prêmios em dinheiro no valor de R$1.000, totalizando R$4 mil. Há ainda o Troféu "Novos Talentos - Internet" para o finalista mais votado pelo público no site do FestNatal Araxá. A votação popular vai ser aberta nesta sexta-feira (21).

 

Muito mais

Logo após o anúncio do resultado do Concurso de Novos Talentos, Tácio Figueiredo Trio sobe ao palco. “É a minha primeira vez no festival com o meu trabalho solo. Será uma experiência incrível. Ao longo da apresentação o público vai poder experimentar uma variedade de estilos e de gêneros intrínsecos e significativos da guitarra elétrica passando pelo jazz, soul, blues até o rock'n roll com releituras de grandes sucessos da música”, adianta.

 

No Espaço Sicoob Crediara será realizada a contação de história "Duende Pipoca e as lendas de Natal" a partir das 20h. Quase simultaneamente, no palco principal, será feito o anúncio dos ganhadores do concurso Zema Pet Seguros.

 

A programação extra está recheada de estrelas. Recém-chegada do The Voice Brasil, Carol Moura vai cantar pela primeira vez fora do programa as músicas apresentadas em suas audições às cegas, além de celebrar os novos lançamentos e o primeiro EP. “Meu repertório é 80% autoral e tenho algumas releituras também de músicas que fazem sentido na minha carreira. Tocar no FestNatal é uma honra e algo muito simbólico porque foi o primeiro palco que eu cantei na minha vida, quando eu comecei profissionalmente”, conta.

 

Às 21h30 é a vez de Vi-Voz & Banda subirem no palco. Uma parceria com 43 anos de culto à música popular brasileira, tendo como guia o Clube da Esquina e raízes da música mineira, o Vi-Voz tem em sua essência Zappulla, Mazinho e Sérgio Abreu. Vencedor de vários festivais, o projeto contempla a plateia com um instrumental simples e personalizado, nas mais belas canções, brindando com arranjos vocais elaborados e contagiantes.

 

A noite será encerrada com a banda Peixe Piloto. Agora com Claudinho, Luciana, Baltazar (de volta ao Brasil após 15 anos) e Felipe, filho do Claudinho e fã do saudoso Alessandro, a Peixe Piloto inspira novas gerações e retoma seu público fiel com o projeto musical que tanto amam. "Tocar nessa volta da banda no FestNatal Araxá vai ser algo fantástico. Esperamos todo mundo lá para matarmos a saudade e curtir um show que para nós vai ser inesquecível", diz Luciana.

 

Para os fãs, a banda adianta que fará um repertório de pop rock, de músicas de que marcaram a Peixe Piloto, incluindo as autorais. Foram inseridas na dinâmica do show também músicas atualizadas, tocadas no estilo da Peixe Piloto.

 

Programação

 

SEXTA – 22/12

18h30min - Final Concurso de Novos Talentos

19h30min - Tácio Figueiredo Trio

20h - Contação de história ''Duende Pipoca e as lendas de Natal"

20h30min - Carol Moura - Lançamento do DVD

20h10 - Anúncio dos ganhadores do concurso Zema Pet Seguros

21h30- Vi-Voz & Banda

22h45 - Banda Peixe Piloto

 

SÁBADO - 23/12

19h - Casinha do Papai Noel

19h - Missa com música ao vivo

20h - Peça Teatral "Auto de Natal"

20h50 - Anúncio ganhadores Concurso Literário Um Natal no seu Coração

20h30min - Carol Moura - Lançamento do DVD

20h10 - Anúncio dos ganhadores do concurso Zema Pet Seguros

21h30- Vi-Voz & Banda

22h45 - Banda Peixe Piloto  

 

A quinta no FestNatal

Nesta quinta foi realizada a última etapa da oficina de graffiti com o artista Ton Lima (Lei de Incentivo à Cultura) A ação ofereceu aos interessados um contato prático com a arte. Os participantes completaram a obra que foi grafitada nas paredes do Expominas Araxá e que mostra rostos de crianças, com o intuito de retratar o Brasil por meio de seu povo.

No palco central passaram Germano Soraggi (Programação Extra), Tiago Martins Septeto (Lei de Incentivo à Cultura) e Moura Blues (Programação Extra).

 

Para todos

O FestNatal Araxá oferece acessibilidade em toda a sua programação. As atividades do palco têm tradução simultânea em Libras. A estrutura física foi pensada para garantir que pessoas que utilizam cadeiras de roda ou tenham outras necessidades especiais de locomoção possam transitar em todos os espaços.

A organização do evento também oferece o atendimento personalizado para pessoas com deficiência visual, que devem solicitar audiodescrição com antecedência.

 

FestNatal Araxá

O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano o evento ocorre entre os dias 8 e 23 de dezembro no Expominas Araxá com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais.

 

O FestNatal Araxá tem a apresentação do Ministério da Cultura e da CBMM. É realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio Master da CBMM. Tem o patrocínio de Zema Seguros, Bem Brasil, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da ACIA Araxá, Sicoob Crediara, Prefeitura Municipal de Araxá e Condor Eventos. Uma realização da Fundação Cultural Acia e Ministério da Cultura do Governo Federal.

 

Serviço

FestNatal Araxá

Data: de 8 a 23/12

Local: Expominas Araxá

Entrada gratuita

Outras informações: @festnatalaraxa / www.festnatalaraxa.com.br

 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom FestNatal
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom FestNatal
Comentários: