A Filarmônica de Minas Gerais, o maior projeto sinfônico da América Latina neste milênio, continua sua turnê por Minas Gerais e chega a Araxá, no mês de agosto, para uma série de atividades, como o intercâmbio cultural de professores da Academia Filarmônica e músicos da cidade, nos dias 6 e 7 de agosto, o Concerto Didático para crianças e adolescentes de escolas da rede pública, previamente inscritas, no dia 7 de agosto, e encerra sua estada na cidade com grande concerto gratuito, ao ar livre, para toda a população, no Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, dia 8 de agosto, às 19h30. Toda a programação é gratuita.
Nos dias 6 e 7 de agosto, professores da Academia Filarmônica promovem “Intercâmbio Cultural” com músicos da cidade, no Clube Araxá, das 19h às 22h. Durante dois dias, serão realizadas oficinas de Arranjo e Criação Musical, culminando em apresentações dos participantes. Podem participar instrumentistas e cantores acima de 14 anos, sem necessidade de experiência prévia. As atividades terão certificado de presença, e as inscrições estarão abertas até 4 de agosto. As atividades terão interpretação em Libras mediante sinalização no ato da inscrição.
No dia 7 de agosto, às 15h, no Centro Cultural Uniaraxá, a Filarmônica faz um concerto didático gratuito para alunos da rede pública, com idades entre 6 e 14 anos, previamente selecionados pela Secretaria Municipal de Educação. Sob regência de José Soares, maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, o programa terá obras que o público bem conhece, como O Quebra-nozes de Tchaikovsky; O voo do besouro de Rimsky-Korsakov; A pequena sereia de Alan Menken; a Floresta do Amazonas de Villa-Lobos; Indiana Jones: Terra de John Williams; a Sinfonia nº 9 de Beethoven, entre outros clássicos. Este concerto tem interpretação em Libras.
No dia 8 de agosto, às 19h30, no Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, a Orquestra leva ao público grandes clássicos do universo sinfônico, como O Quebra-nozes, de Tchaikovsky, o Batuque da ópera Malazarte, de Lorenzo Fernandez, além de compositores como Mozart, Strauss Jr., Brahms, entre outros, sob a batuta do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica. A apresentação é gratuita e terá interpretação em Libras.
Para José Soares, maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, “é uma alegria dar continuidade ao projeto de itinerância da Filarmônica pelo vasto e diverso estado que honra o nome da orquestra. E a imensidão e grandiosidade das terras mineiras é o que nos inspira para levar um repertório que mostre o quão grande é, também, o mundo da música de orquestra, e, sobretudo, o quão perto está de nossas vidas”. Para o concerto voltado ao grande público de Araxá, no dia 8 de agosto, ele conta que “as duas primeiras obras, de Bizet e Tchaikovsky, evocam tradições regionais de dança: a Farândola, de uma França medieval, e a Polonaise. Compartilhamos uma versão orquestrada de um 'hit' de Mozart, o Rondo alla Turca. A partir daí, vamos nos encantar com as belezas melódicas da Barcarolle de Offenbach, de uma valsa de Tchaikovsky, uma canção de ninar de Brahms e as Danças Polovtsianas de Borodin. O bom tempo dos nossos concertos será celebrado com a festiva polca Sob relâmpagos e trovões de Strauss Jr. A última parte do concerto volta à América Latina, com a música do mexicano Arturo Márquez e do brasileiro Lorenzo Fernandez. Concluímos com uma homenagem à tradição musical brasileira, com uma Suíte de temas da Bossa Nova, composta especialmente para a Filarmônica por Leonardo Gorosito. Compartilhar este programa é reafirmar nossa missão de conectar nossa linguagem artística com a comunidade que nos cerca – somos de Minas e do mundo, viajando por todos os cantos e encantos”, ressalta.
Para a coordenadora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da CBMM, Bianca Escane, é gratificante proporcionar, por mais um ano, a apresentação da Filarmônica de Minas Gerais em Araxá. “Acreditamos que a música e a cultura transformam a sociedade, e levar a experiência de uma orquestra sinfônica de renome internacional para a praça pública é uma forma de democratizar o acesso à arte. Esperamos que o público de Araxá aprecie este momento e se conecte com a beleza da música clássica”, afirma Escane, garantindo que a CBMM tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento social e cultural das regiões onde atua, e este projeto é um exemplo concreto desse compromisso.
As atividades da Turnê Estadual Araxá são apresentadas pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Ações Educativas – Intercâmbio Cultural
6 e 7 de agosto, das 19h às 22h
Intercâmbio Cultural
Local: Clube Araxá – Salão de Eventos (R. Presidente Olegário Maciel, 333 – Centro)
Público-alvo: instrumentistas, cantores, estudantes de música e comunidade em geral
Faixa etária: jovens a partir de 14 anos e adultos de todas as idades.
Carga horária: 6 horas
Inscrições
- até 4 de agosto
- no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br), pelo formulário http://fil.mg/inscricoesintercambio
Dia 6/8 - Terça-feira
Oficina de Arranjo
Horário: Das 19h às 22h
Professor: Rafael Pimenta, educador musical, compositor e multi-instrumentista
Ementa: Trabalho focado na elaboração de um arranjo musical, que irá percorrer todas as etapas do processo criativo, a partir de exercícios de variação melódica, harmônica e rítmica. A oficina termina com uma apresentação musical dos alunos participantes.
Pré-requisito: Não é necessário experiência prévia.
Dia 7/8 - Quarta-feira
Oficina de Criação Musical
Horário: Das 19h às 22h
Professor: Jônatas Reis, educador musical e compositor
Ementa: Trabalho focado na criação de uma composição musical inédita, a partir da junção dos principais elementos da linguagem musical: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura, forma e texto. A oficina termina com uma apresentação musical dos alunos participantes.
Pré-requisito: Não é necessário experiência prévia
Concerto Didático da Filarmônica de Minas Gerais
7 de agosto, às 15h
Local: Centro Cultural Uniaraxá
Público-alvo: alunos da rede pública de Araxá, com idades entre 6 e 14 anos, selecionados pela Secretaria Municipal de Educação*.
Programa
José Soares, regente
BEETHOVEN Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, “Coral”: Excerto
RIMSKY-KORSAKOV Sheherazade, op.35: Movimento 1
RIMSKY-KORSAKOV O voo do besouro
TCHAIKOVSKY O Quebra-nozes: Valsa das Flores
HUANZHI Festival da Primavera: Abertura
MENKEN A pequena sereia
VILLA-LOBOS Floresta do Amazonas: Melodia Sentimental
BEETHOVEN Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, “Coral”: Excerto “Ode à Alegria”
- WILLIAMS Indiana Jones: Terra
*Atividade voltada para alunos das escolas de Araxá, que foram previamente selecionados.
Mais informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br
Filarmônica de Minas Gerais
Turnê Estadual
8 de agosto – 19h30
Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto – Araxá (MG)
Concerto gratuito
José Soares, regente
BIZET L'Arlésienne: Suíte nº 2: Farandole
TCHAIKOVSKY Eugene Onegin: Polonaise
MOZART Rondo alla turca
OFFENBACH Contos de Hoffman: Barcarola
TCHAIKOVSKY O Quebra-nozes: Valsa das flores
BRAHMS Acalanto
BORODIN Príncipe Igor: Danças Polovtsianas
STRAUSS JR. Trovão e Relâmpago, polca, op. 324
MÁRQUEZ Danzón nº 2
FERNANDEZ Malazarte: Batuque
- GOROSITO Suíte Bossa: Temas de Baden Powell e João Donato
Mais informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br
—
Maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais
Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo também o prêmio do público. Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Dirigiu a Osesp, a New Japan Philharmonic, Sinfônica de Hiroshima e Filarmônica de Nagoya, no Japão. Em 2024, conduziu a Orquestra de Câmara de Curitiba, a Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, retornou à Osesp e à Sinfônica Jovem de São Paulo, e tem concertos agendados com a Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e a Sinfônica do Paraná, junto ao Balé do Teatro Guaíra.
—
ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS
A Filarmônica de Minas Gerais reafirma, a cada concerto e com uma vigorosa programação, a sua vocação pela excelência artística. Referência no Brasil e no mundo desde sua fundação, em 2008, é resultado de uma política pública do Estado de Minas Gerais, seu principal mantenedor. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Filarmônica é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas.
A orquestra recebeu numerosas menções e prêmios, possui 13 álbuns gravados e obteve uma indicação ao Grammy Latino em 2020. As temporadas de concertos são realizadas na Sala Minas Gerais, sua sede em Belo Horizonte, em seis séries, sinfônicas e de música de câmara, em que são interpretadas obras do repertório clássico ao contemporâneo, com convidados de destaque nos cenários nacional e internacional.
Cumprindo com sua missão de difundir e promover o acesso à música de concerto, a Filarmônica mantém relevante programação gratuita e de cunho educacional em Belo Horizonte e em outras cidades do estado. Possui, ainda, ações de formação profissional, e realiza transmissões ao vivo de suas apresentações.
Referência internacional por seu projeto arquitetônico e acústico, a Sala Minas Gerais é considerada uma das principais salas de concerto da América Latina. Juntas, Filarmônica e Sala Minas Gerais vêm transformando a capital mineira num importante polo da música de concerto.
—
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 5 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.
Comentários: