A 12ª edição do Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá – continua nesta quinta-feira, 20 de junho, recebendo escritores nacionais, internacionais, locais e infantojuvenis. A programação conta com palestras, oficinas e performance musical.
O cronograma do evento começa cedo, logo às 8h, quando o grupo Deu na Telha, atração já conhecida pelo público do Fliaraxá, sobe ao palco do Auditório 2 para alegrar crianças de todas as idades. O evento espera uma grande adesão do público infantojuvenil, assim como a presença de turmas escolares. Além disso, o segundo dia do Fliaraxá conta com uma palestra em homenagem ao patrono local desta edição, o advogado araxaense Paulo de Tarso Santos. A mesa será realizada às 18h, no Auditório 1, com a presença de Vasco Santos, filho do patrono.
Na programação nacional e internacional, tem os autores Calila das Mercês, Myriam Scotti e Sérgio Abranches (Auditório 2), as 18h; Bianca Santana, Marcelino Freire e Tom Farias, às 19h; Socorro Acioli, Marcelo Rubens Paiva e Renato Noguera, às 20h. A última atividade programada será realizada às 21h, quando o escritor português Afonso Cruz se junta à autora cubana Teresa Cárdenas e à carioca Eliana Alves Cruz no Auditório 2.
Haverá sessões de autógrafos após a realização das palestras da programação, que podem ser consultadas no site do festival: fliaraxa.com.br
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em razão do patrocínio da CBMM, que apresenta o evento desde o seu início, do Itaú e da Bem Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Na qualidade de apoio cultural estão a Prefeitura de Araxá, a Fundação Cultural Calmon Barreto, a TV Integração, a Embaixada Francesa no Brasil, o Institut Français e a Academia Araxaense de Letras.
Confira a programação do segundo dia do 12.º Fliaraxá:
Programação de quinta-feira, 20 de junho
Oficinas
10h30: Oficina fanzine: uma experiência sobre autoria, literatura e criatividade, com Gabriel Capelossi e Fabiane Soares (Auditório 1)
16h: Oficina de brincadeiras de roda - tradição, criatividade e coletividade, com Talita Kelen e Poliana Diniz (Auditório 2)
Infantojuvenil
8h: Grupo Deu Na Telha (Auditório 2)
9h: Contação de história, distribuição de mudas e lançamento do livro "Macaco Siriri" (Auditório 1)
9h45: Virando a página: Tino Freitas em contos e cantos (Auditório 2)
14h: Grupo Deu Na Telha (Auditório 2)
15h: Tino Freitas: Palavra também é brinquedo (Auditório 2)
Araxá/ Local
11h: Culturas dos povos originários e das matrizes afrodescendentes: inquietações sobre memória e diversidade. Diego França e Vivian Bandeira (Auditório 2)
13h: Os desafios de expressão na arte, com Academia Araxaense Juvenil de Letras (Auditório 1)
14h: Educação Infantil - Dilma Dutra, Lídia Maria e Deborah Maria, com mediação de Diogo Mendes (Auditório 1)
15h: A arte de ilustrar livros e encantar os leitores - Luciana Olivier, Leo Calix e Ton Lima, com mediação de Mayron Engel (Auditório 1)
16h: História de amor pela vida - 10 anos de AMPARA - José Humberto, Patrícia Melo e Clevis Donizete, com mediação de Juliana (Auditório 1)
17h: A psicologia pela ótica da diversidade - Andreza Maira, Ismayla Roque, Priscilla Garcia
18h: Palestra sobre o patrono Paulo de Tarso Santos. Convidado: Prof. Luciano Curi. Apoio: Academia Araxaense de Letras e Biblioteca Municipal Viriato Corrêa. Com a participação de Vasco Santos, filho do patrono (Auditório 1)
Nacional
18h: Calila das Mercês, Myriam Scotti e Sérgio Abranches (Auditório 2)
19h: O Antirracismo acadêmico (Auditório 1)
19h: Bianca Santana, Marcelino Freire e Tom Farias (Auditório 2)
20h: Ancestralidade como forma de resistência (Auditório 1)
20h: Socorro Acioli, Marcelo Rubens Paiva e Renato Noguera (Auditório 2)
Internacional
21h: Afonso Cruz, Teresa Cárdenas e Eliana Alves Cruz (Auditório 2)
Musical
20h: Viola Caipira, Com Vinicius Teodoro Trio (Rua da Economia Criativa)
Comentários: