Araxá Agora

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024
Fliaraxá chega ao segundo dia com programação para públicos de todas as idades

Cultura

Fliaraxá chega ao segundo dia com programação para públicos de todas as idades

Convidados internacionais , Afonso Cruz e Teresa Cárdenas estão na programação desta quinta-feira (20) em mesa com a premiada escritora Eliana Alves Cruz

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A 12ª edição do Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá – continua nesta quinta-feira, 20 de junho, recebendo escritores nacionais, internacionais, locais e infantojuvenis. A programação conta com palestras, oficinas e performance musical. 

O cronograma do evento começa cedo, logo às 8h, quando o grupo Deu na Telha, atração já conhecida pelo público do Fliaraxá, sobe ao palco do Auditório 2 para alegrar crianças de todas as idades. O evento espera uma grande adesão do público infantojuvenil, assim como a presença de turmas escolares. Além disso, o segundo dia do Fliaraxá conta com uma palestra em homenagem ao patrono local desta edição, o advogado araxaense Paulo de Tarso Santos. A mesa será realizada às 18h, no Auditório 1, com a presença de Vasco Santos, filho do patrono. 

Na programação nacional e internacional, tem os autores Calila das Mercês, Myriam Scotti e Sérgio Abranches (Auditório 2), as 18h; Bianca Santana, Marcelino Freire e Tom Farias, às 19h; Socorro Acioli, Marcelo Rubens Paiva e Renato Noguera, às 20h. A última atividade programada será realizada às 21h, quando o escritor português Afonso Cruz se junta à autora cubana Teresa Cárdenas e à carioca Eliana Alves Cruz no Auditório 2. 

Leia Também:

Haverá sessões de autógrafos após a realização das palestras da programação, que podem ser consultadas no site do festival: fliaraxa.com.br

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em razão do patrocínio da CBMM, que apresenta o evento desde o seu início, do Itaú e da Bem Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Na qualidade de apoio cultural estão a Prefeitura de Araxá, a Fundação Cultural Calmon Barreto, a TV Integração, a Embaixada Francesa no Brasil, o Institut Français e a Academia Araxaense de Letras.

 

Confira a programação do segundo dia do 12.º Fliaraxá:

Programação de quinta-feira, 20 de junho

Oficinas

10h30: Oficina fanzine: uma experiência sobre autoria, literatura e criatividade, com Gabriel Capelossi e Fabiane Soares (Auditório 1)

16h: Oficina de brincadeiras de roda - tradição, criatividade e coletividade, com Talita Kelen e Poliana Diniz (Auditório 2)

Infantojuvenil

8h: Grupo Deu Na Telha (Auditório 2)

9h: Contação de história, distribuição de mudas e lançamento do livro "Macaco Siriri" (Auditório 1)

9h45: Virando a página: Tino Freitas em contos e cantos (Auditório 2)

14h: Grupo Deu Na Telha (Auditório 2)

15h: Tino Freitas: Palavra também é brinquedo (Auditório 2)

 

Araxá/ Local

11h: Culturas dos povos originários e das matrizes afrodescendentes: inquietações sobre memória e diversidade. Diego França e Vivian Bandeira (Auditório 2)

13h: Os desafios de expressão na arte, com Academia Araxaense Juvenil de Letras (Auditório 1)

14h: Educação Infantil - Dilma Dutra, Lídia Maria e Deborah Maria, com mediação de Diogo Mendes (Auditório 1)

15h: A arte de ilustrar livros e encantar os leitores - Luciana Olivier, Leo Calix e Ton Lima, com mediação de Mayron Engel (Auditório 1)

16h: História de amor pela vida - 10 anos de AMPARA - José Humberto, Patrícia Melo e Clevis Donizete, com mediação de Juliana (Auditório 1)

17h: A psicologia pela ótica da diversidade - Andreza Maira, Ismayla Roque, Priscilla Garcia

18h: Palestra sobre o patrono Paulo de Tarso Santos. Convidado: Prof. Luciano Curi. Apoio: Academia Araxaense de Letras e Biblioteca Municipal Viriato Corrêa. Com a participação de Vasco Santos, filho do patrono (Auditório 1)

 

Nacional

18h: Calila das Mercês, Myriam Scotti e Sérgio Abranches (Auditório 2)

19h: O Antirracismo acadêmico (Auditório 1)

19h: Bianca Santana, Marcelino Freire e Tom Farias (Auditório 2)

20h: Ancestralidade como forma de resistência (Auditório 1)

20h: Socorro Acioli, Marcelo Rubens Paiva e Renato Noguera (Auditório 2)

Internacional

21h: Afonso Cruz, Teresa Cárdenas e Eliana Alves Cruz (Auditório 2)

Musical

20h: Viola Caipira, Com Vinicius Teodoro Trio (Rua da Economia Criativa)

 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Fliaraxá
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom Fliaraxá
Comentários: