Araxá Agora

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
Fórum Comunitário debate Empregabilidade, Qualificação e Mercado de Trabalho

Cidade

Fórum Comunitário debate Empregabilidade, Qualificação e Mercado de Trabalho

.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por solicitação do vereador Raphael Rios, a Câmara Municipal de Araxá realizou um Fórum Comunitário para debater o tema “Empregabilidade, Qualificação e Mercado de Trabalho”. O evento ocorreu na quarta-feira (17), no plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto.

Além do vereador Raphael Rios, fizeram parte da mesa de honra: Sandra Afonso, representando o Instituto Consciência e Ação; a secretária Municipal de Ação e Promoção Social, Lilian Cristina Pereira e a representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Camila de Paula Fortunatti.

Sandra iniciou os trabalhos da tarde apresentando a plataforma “Ser Visto - Gerando Oportunidades”, que busca a interação entre profissionais liberais, autônomos, microempreendedores das diversas áreas e o mercado de trabalho, buscando atender às necessidades do mercado na busca por profissionais, além de promover a qualificação, divulgando cursos em atendimento às diversas demandas.

Leia Também:

Um dos principais assuntos tratados pelo gerente do Sebrae, Alessandro Henrique de Souza, foi a importância da educação empreendedora. Ele ainda reforçou que existem muitas vagas de emprego na cidade, mas faltam pessoas qualificadas.

A representante da CDL falou sobre o trabalho da instituição em prol do empresário local. Camila destacou que muitas iniciativas da sede como a realização de cursos, palestras e workshops, infelizmente, não atraem público interessado.

A falta de adesão às iniciativas de qualificação também foi apontada pela secretária de Ação e Promoção Social, que também destacou as inúmeras vagas de trabalho que não são preenchidas.

Antônio Carlos Silva, coordenador do Acessuas Trabalho, explicou que o programa busca promover os usuários das políticas públicas de assistência social, possibilitando a inclusão profissional e garantindo geração de renda. A iniciativa acompanha as vagas disponíveis e encaminha as pessoas para as mesmas. No primeiro trimestre de 2024, foram atendidas 86 pessoas, sendo que 28 foram contratadas.

Os parlamentares presentes participaram do debate juntamente com a secretária Municipal de Educação Zulma Moreira, representantes de instituições de ensino e organizações que oferecem qualificação profissional para jovens e adultos.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom CMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom CMA
Comentários: