O vereador Dr. Zidane foi o solicitante de um Fórum Comunitário para debater o funcionamento e a logística do sistema de estacionamento rotativo. O sistema está previsto para começar a funcionar em Araxá a partir do próximo dia 27 de maio, através do aplicativo Faixa Azul Digital, com um período educativo de 10 dias e cobrança de R$2 por hora a partir do dia 6 de junho.
Além de Zidane, ocuparam a mesa de honra Wesley Ferreira – representando a empresa responsável pelo aplicativo Faixa Azul, José Humberto – presidente da Associação de Amparo às Pessoas com Câncer de Araxá (Ampara), Paulo Nessralla – presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Araxá (CDL), Nayara Pacheco – secretária municipal de Segurança Pública e Dr. Antônio Carlos – representando a procuradoria jurídica da Prefeitura Municipal de Araxá.
Dr. Zidane abriu o encontro exaltando a importância da participação popular para debater as políticas públicas que irão afetar o dia a dia da comunidade. Ele lembrou que, em 2022 foi realizado outro Fórum Comunitário para debater o assunto e havia ficado acordado que seria promovido um novo debate antes da demarcação das vagas. Porém, o espaço destinado às vagas já foi pintado antes de uma nova discussão.
A secretária falou sobre a necessidade de implantação do sistema: “O comércio está sendo prejudicado pois não está ocorrendo rotatividade nas lojas; as pessoas estacionam seus veículos e permanecem por muito tempo.” Ela esclareceu ainda que uma empresa foi contratada e realizou o estudo para determinar o número de vagas necessárias para atender os comerciantes, ampliando as regiões com o estacionamento rotativo.
Nayara reforçou que serão disponibilizadas um total de 1.701 vagas na área central da cidade, com a cobrança do valor de R$ 2 por hora e tolerância de 10 minutos sem a necessidade de ticket. O horário será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, até às 13h.
O motorista deverá instalar o aplicativo Faixa Azul Digital e, a partir daí, comprar o ticket sempre que for utilizar o Estacionamento Rotativo. Os usuários também poderão comprar o ticket em mais de 70 pontos de vendas em diferentes locais da cidade. O motorista que estacionar sem o ticket poderá ser multado, visto que o sistema será monitorado através da Central de videomonitoramento e por Agentes de Trânsito.
Os vereadores e os comerciantes aproveitaram a oportunidade para sanar diversas dúvidas e apresentar questionamentos. Eles foram unânimes em apontar que a implantação do rotativo precisa ser analisada de forma individualizada, de acordo com as diferentes demandas de cada região, e a opinião dos comerciantes e empresários deve ser ouvida antes da implantação.
Wesley afirmou que a empresa tomou o cuidado de manter todas as sinalizações anteriores e manter as vagas nos mesmos locais. Ele concorda que surgirão novas necessidades, que serão estudadas caso a caso.
Nayara lembrou que a empresa responsável pelo rotativo precisa seguir o estudo técnico realizado anteriormente e que a Secretaria está aberta para ouvir as demandas dos comerciantes.
Ao final do encontro, Dr. Zidane sugeriu que a secretária leve ao prefeito a insatisfação dos comerciantes e dos vereadores, e que o processo seja paralisado para que ocorra uma conversa com os comerciantes antes de iniciar as cobranças.
Comentários: