Araxá Agora

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
Fundação Cultural Acia distribui a obra “O Reino Encantado de Azulia” e promove formação para professores de Araxá

Cultura

Fundação Cultural Acia distribui a obra “O Reino Encantado de Azulia” e promove formação para professores de Araxá

Livro infantil fala sobre proteção da natureza e segurança aquática

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Fundação Cultural Acia (Facia) está distribuindo em escolas de Araxá a primeira edição do livro “O Reino Encantado de Azulia”. Instituições estaduais, particulares e municipais (incluindo todas as escolas rurais da cidade) já começaram a receber a obra infantil que fala sobre a importância do meio ambiente e da segurança aquática. “Vamos distribuir mais de cinco mil livros em 35 escolas. As bibliotecas também foram contempladas e poderão fazer o empréstimo da obra, conforme as regras de cada uma”, destaca a presidente da Fundação Cultural Acia (Facia), Elisa Baião Macêdo.

 

Quem está fazendo a distribuição nas escolas é o professor e escritor Rafael Nolli. “As escolas estão recebendo os livros com muita alegria. A principal questão apresentada é a vantagem de serem muitos exemplares. Algumas receberam 150 exemplares, ou seja, turmas inteiras poderão ganhar o livro, possibilitando um trabalho amplo com a obra. Há uma carência de títulos assim, que a escola tenha em bom número, possibilitando um trabalho maior”, destaca.

Leia Também:

 

Formação

Na última semana, a Facia realizou um encontro entre o escritor e professor Rafael Nolli e alguns professores da rede pública de ensino de Araxá. A atividade pedagógica teve como objetivo abordar possibilidades de trabalho em sala de aula utilizando o livro ‘O Reino Encantado de Azulia’.

 

A ideia do encontro foi ampliar o alcance do material criado, levando a mais pessoas as temáticas apresentadas. Foram momentos de troca de experiências e inspirações que serão levadas para os alunos de toda a cidade.

 

Sinopse

O Reino Encantado de Azulia

 

Nas águas profundas do oceano, existe um reino secreto. Localizada no ponto mágico onde Todos os Mares convergem, está Azulia. Protegido por fortes correntes marítimas, que formam um túnel intransponível, encravado entre montanhas submersas, longe da ganância dos seres da superfície, o reino de Azulia floresceu.

 

Um dia, no entanto, esse reino submerso foi invadido por toda a sujeira de Bolhão e sua Gang Plasticus. Eles tomaram aquele universo mágico e os moradores de Azulia precisaram fugir para proteger o herdeiro do trono, até que ele pudesse saber quem era e que tinha a missão de resgatar Azulia da poluição da Gang Plasticus.

 

Reino de Azulia – O Surgimento de um Rei é uma aventura aquática que nos ensina os valores da amizade, da perseverança, inteligência, coragem e, acima de tudo, amor pela natureza e o meio ambiente!

 

O projeto

O Projeto Azulia é voltado para crianças e adolescentes, com foco nos alunos das redes pública e privada de ensino, dos anos iniciais e fundamental I e II. Tem uma proposta educativa baseada em dois pilares centrais de sustentação: a educação ambiental e a segurança aquática. De forma ampla, O Reino de Azulia trabalha esses dois temas em diversos produtos culturais, fazendo chegar as mensagens ao público-alvo usando uma linguagem simples, lúdica e direta.

A realização do projeto é da Fundação Cultural Acia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal com apoio da Mergulho Sport Center e da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) e patrocínio da CBMM e Geosol.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom FACIA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom FACIA
Comentários: