Araxá Agora

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Gestores da rede municipal de ensino inscrevem alunos no Educacenso 

Educação

Gestores da rede municipal de ensino inscrevem alunos no Educacenso 

É importante não perder o prazo, pois as informações servem de base para a distribuição de recursos do Fundeb

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os gestores das escolas municipais têm até o dia 23 de agosto para cadastrar os alunos no Educacenso. É importante não perder o prazo, pois as informações servem de base para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de Programas Federais de Educação. 

O Censo Escolar é o principal levantamento de informações estatísticas relativas à educação básica. Os dados apurados são fundamentais para o conhecimento da realidade da educação brasileira e servem de base para avaliar a qualidade do ensino, distribuir os recursos federais, orientar as políticas públicas e elaborar as estatísticas educacionais do país. 

A coordenadora do Centro de Atendimento à Educação Inclusiva (Caei), Ana Rita Eduardo Flores, explica que o Educacenso é de suma importância para as políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva. O Censo Escolar coleta oito tipos de deficiência: física, auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdocegueira. Ela lembra que os alunos laudados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades também devem ser cadastrados. 

Leia Também:

 “Através do cadastramento correto dos alunos, recursos específicos são repassados para as escolas, como por exemplo, implantação de salas de recursos multifuncionais, adaptação arquitetônica da escola, mobiliário adaptado e softwares, dentre outros”. 

A partir desse levantamento foi possível implantar na cidade o Caei, que faz 680 atendimentos clínicos por semana, realizados por terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PMA
Comentários: