Araxá Agora

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
Governo do Estado confirma Minas Gerais como sede da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024

Esportes

Governo do Estado confirma Minas Gerais como sede da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024

Protocolo de intenções assinado com a Warner Bros. Discovery define a cidade de Araxá como uma das 12 anfitriãs da próxima edição do evento esportivo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em visita técnica oficial na França, o vice-governador de Minas, Professor Mateus, e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, assinaram, neste sábado (4/11), em Paris, protocolo de intenções com a Warner Bros. Discovery Sports para que a cidade de Araxá, na região do Alto Paranaíba, seja uma das sedes da Copa do Mundo de Mountain Bike no próximo ano. Esta será a primeira vez que o campeonato terá disputa no estado.

A Copa do Mundo de Mountain Bike é promovida pela Warner Bros. Discovery e a União Ciclística Internacional (UCI). A etapa do torneio a ser realizada em Araxá ficará sob responsabilidade dos organizadores da Copa Internacional de Mountain Bike no Brasil (CIMTB).

“Conseguimos negociar com a Warner para que uma etapa do mundial fosse para Minas Gerais, e a cidade escolhida foi Araxá. Somente de equipe técnica, são 150 pessoas que vão para lá, além de todos os esportistas, suas equipes, turistas”, ressaltou Professor Mateus.

“Isso é geração de emprego e qualificação para a região como um todo: para a Serra da Canastra, onde há trilhas; e para o Triângulo e Alto Paranaíba, que vão mostrar para o mundo todos os seus cenários naturais e realidade culturais. Essa é mais uma ação para continuar colocando Minas Gerais no lugar em que deve estar: como referência na recepção, na sua cultura, na promoção da sua gastronomia”, completou o vice-governador.

Na França, o vice-governador e o secretário foram recebidos por Chris Ball, vice-presidente de Eventos de Ciclismo, e Rémi Trapero, gerente de Vendas Internacionais para América Latina, ambos da Warner Bros. Discovery Sports.

Referência
O município da região do Alto Paranaíba, especificamente, é reconhecido por ter uma das principais pistas da América Latina e, conforme o cronograma, será a base de uma das etapas do torneio internacional, precisamente a segunda, entre 19 e 21/4/2024. Ao todo, serão 14 fases, com mais uma no Brasil, em Mairiporã (SP).

Na cidade, haverá a disputa de duas categorias, denominadas Elite e Sub-23, ambas concorridas por atletas homens e mulheres. A expectativa é a de que a Copa do Mundo de Mountain Bike reúna em Araxá mais de 500 atletas de cerca de 42 países.

Além disso, jornalistas de todo o mundo são esperados para a cobertura da etapa, o que contribui para promover Minas Gerais internacionalmente e reforçar o estado como destino do turismo de esportes e de aventura.

“Araxá tem um histórico muito grande de acolher grandes etapas internacionais de mountain bike. Com parceiros locais e o Governo de Minas, estamos trabalhando neste maravilhoso projeto que vai nos permitir fazer um evento incrível e também promover Minas Gerais”, avaliou Rémi Trapero.

No ‘currículo’, Araxá já elenca participações nas seletivas para os Jogos Olímpicos de Pequim (2008), Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020). Agora, como parte da preparação para Paris (2024), a projeção é de movimentação de mais de R$ 4 milhões no município e cidades próximas, de acordo com a Araxá Convention & Visitors Bureau.

Mobilização
A assinatura do protocolo é um desdobramento das tratativas iniciadas pelo Governo de Minas, via Secult, durante participação, em maio, na IMEX Frankfurt 2023, uma das principais feiras mundiais de eventos, viagens e negócios. O evento reuniu mais de 3 mil expositores com a representatividade de cerca de cem países.

O apoio da Prefeitura de Araxá, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e dos realizadores da Copa Internacional de Mountain Bike no Brasil (CIMTB) viabilizou as etapas do projeto até a assinatura do protocolo, neste sábado, com os representantes da Warner Bros. Discovery Sports.

Turismo e esportes
Dados divulgados pelo Ministério do Turismo, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua Turismo) revelam que, em 2021, mais 363 mil turistas estiveram no Brasil a lazer e tiveram como motivação praticar ou assistir esportes.

A pesquisa demonstra a importância do segmento para o setor, fortalecendo a atividade turística que, por sua vez, impulsiona a geração de emprego e renda em todas as regiões mineiras.

Galeria de fotos
Confira mais imagens da assinatura de protocolo de intenções com a Warner Bros. Discovery: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galeria/assinatura-de-protocolo-de-intencoes-com-a-warner-bros-discovery

Release de divulgação
Agência Minas

Assessoria de Imprensa CIMTB
Gustavo Coelho

Leia Também:

(11) 9.9178-4055
FONTE/CRÉDITOS: Ascom CIMTB
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom CIMTB
Comentários: