Araxá Agora

Domingo, 15 de Junho de 2025
Grupo terapêutico da UniLeste oferece apoio psicológico a pessoas com obesidade

Cidade

Grupo terapêutico da UniLeste oferece apoio psicológico a pessoas com obesidade

.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na Unidade de Saúde da Unileste, pacientes com obesidade encontram mais do que atendimento médico, encontram escuta, acolhimento e apoio para transformar a relação com o corpo e a saúde. Por meio de um grupo terapêutico conduzido pela psicóloga Juliana Cury, especializada em obesidade e emagrecimento, o espaço propõe uma jornada de autoconhecimento, mudança de hábitos e fortalecimento emocional.

O grupo é baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), uma abordagem reconhecida cientificamente por ajudar na perda e manutenção do peso. Os encontros ocorrem semanalmente e têm como foco o desenvolvimento de habilidades comportamentais e respostas cognitivas que auxiliem os pacientes a perder peso de forma saudável e manter os resultados a longo prazo. “A obesidade é uma doença crônica e complexa, com impacto direto na saúde pública. Nossa proposta é oferecer um tratamento com base científica, capaz de promover qualidade de vida e autoestima”, destaca Juliana.

O grupo está aberto a pacientes de todas as regiões da cidade. Para participar, o primeiro passo é comparecer ao acolhimento psicológico, que acontece quinzenalmente, na unidade — não é necessário encaminhamento. A partir daí, os profissionais avaliam cada caso e direcionam o paciente para o grupo mais adequado, como o de obesidade, ansiedade, luto ou outros acompanhamentos. O próximo acolhimento acontece nessa sexta-feira (30), às 13h30.

A coordenadora de Saúde Mental do município, Alessandra Silva, reforça o impacto positivo da proposta. “Estar em grupo, com outras pessoas passando por desafios parecidos, faz toda diferença. O cuidado compartilhado fortalece e mostra que é possível mudar, com apoio, ciência e acolhimento.”

FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PMA
Comentários: