Araxá Agora

Sexta-feira, 28 de Marco de 2025
Matriz de São Domingos terá programação especial no dia de finados

Cidade

Matriz de São Domingos terá programação especial no dia de finados

Além das missas que acontecerão na Igreja Matriz e nas capelas, jovens da Paróquia realizarão ação na porta do Cemitério da Paineiras.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Paróquia de São Domingos de Gusmão contará vários horários de celebrações no Dia de Finados na Igreja Matriz e nas comunidades . Às 7 e às 19h os fiéis poderão rezar por seus familiares e amigos já falecidos com as missas que acontecerão na Igreja São Domingos. 

Também acontecerão celebrações às 18h na Capela do Lar Santa Terezinha e às 18h na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Mas além das celebrações eucarísticas outro momento será realizado por jovens da Paróquia. Cumprindo o chamado de ser uma “Igreja em Saída”, como pede o Papa Francisco, os membros do grupo jovem JMS e da Pastoral da Escuta irão repetir um feito de 2023 e estarão nas portas do Cemitério das Paineiras para uma ação que demonstrá fraternidade e solidariedade.

Leia Também:

Entre 8h e 12h, com cartazes nas mãos eles oferecerão abraços e orações as pessoas que comparecerem a estes locais para fazerem suas preces pelas almas daqueles que já partiram para a eternidade.

DIA DE FINADOS

Os primeiros vestígios de uma comemoração coletiva de todos os fiéis defuntos são encontrados em Sevilha (Espanha), no século VII, e em Fulda (Alemanha), no século IX. O verdadeiro fundador da festa, porém, é Santo Odilon, abade de Cluny (França). A festa propagou-se rapidamente por todo estado francês e pelos países nórdicos. Foi escolhido o dia 2 de novembro para ficar perto da comemoração de todos os santos. Muitos documentos dos primeiros séculos da Igreja nos garantem esta prática. Por exemplo, a Didaqué (ou Doutrina dos 12 Apóstolos), do ano 100, já mandava oferecer orações pelos mortos. Nas Catacumbas de Roma os cristãos rezavam sobre o túmulo dos mártires suplicando a sua intercessão diante de Deus.

FONTE/CRÉDITOS: Paróquia de São Domingos de Gusmão
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Paróquia de São Domingos de Gusmão
Comentários: