A Paróquia de São Domingos de Gusmão contará vários horários de celebrações no Dia de Finados na Igreja Matriz e nas comunidades . Às 7 e às 19h os fiéis poderão rezar por seus familiares e amigos já falecidos com as missas que acontecerão na Igreja São Domingos.
Também acontecerão celebrações às 18h na Capela do Lar Santa Terezinha e às 18h na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Mas além das celebrações eucarísticas outro momento será realizado por jovens da Paróquia. Cumprindo o chamado de ser uma “Igreja em Saída”, como pede o Papa Francisco, os membros do grupo jovem JMS e da Pastoral da Escuta irão repetir um feito de 2023 e estarão nas portas do Cemitério das Paineiras para uma ação que demonstrá fraternidade e solidariedade.
Entre 8h e 12h, com cartazes nas mãos eles oferecerão abraços e orações as pessoas que comparecerem a estes locais para fazerem suas preces pelas almas daqueles que já partiram para a eternidade.
DIA DE FINADOS
Os primeiros vestígios de uma comemoração coletiva de todos os fiéis defuntos são encontrados em Sevilha (Espanha), no século VII, e em Fulda (Alemanha), no século IX. O verdadeiro fundador da festa, porém, é Santo Odilon, abade de Cluny (França). A festa propagou-se rapidamente por todo estado francês e pelos países nórdicos. Foi escolhido o dia 2 de novembro para ficar perto da comemoração de todos os santos. Muitos documentos dos primeiros séculos da Igreja nos garantem esta prática. Por exemplo, a Didaqué (ou Doutrina dos 12 Apóstolos), do ano 100, já mandava oferecer orações pelos mortos. Nas Catacumbas de Roma os cristãos rezavam sobre o túmulo dos mártires suplicando a sua intercessão diante de Deus.
Comentários: