Os condutores registrados em Minas Gerais têm acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital em até 48 horas após o exame para renovação do documento ou solicitação da segunda via. A celeridade está relacionada à modernização do serviço implementada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que dá acesso à CNH e ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), foi baixado mais de cinco milhões de vezes em Minas Gerais, conforme dados disponibilizados pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Assim que a renovação ou a atualização de dados é realizada, sem pendências, o motorista pode visualizar a versão digital da CNH diretamente no aplicativo, sem precisar esperar pela impressão e pelo envio do documento físico. Além da agilidade, o CDT também disponibiliza funcionalidades como a consulta de multas e o envio de notificações, facilitando a vida do condutor.
“A modernização dos serviços de trânsito permite ao cidadão ter seus documentos sempre à mão, de forma prática e segura, pelo celular. Os condutores de Minas Gerais podem, ainda, receber alertas, notificações, e realizar serviços de maneira simples pelo dispositivo. Mesmo com a facilidade de acessar a CNH renovada na versão digital, a versão impressa continua sendo enviada para a casa do condutor pelos Correios”, afirma o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.
Mais rápido
O professor de futebol Marcelo de Castro ficou surpreso com a agilidade para renovar a CNH. Ele conta que solicitou o serviço pelo site da CET-MG, pagou a taxa utilizando o PIX e fez o agendamento com a clínica para realizar o exame médico. Todas as etapas foram pela internet.
“Eu achei um verdadeiro gol de placa. Estava com minha habilitação próximo de vencer. Como atendo o público na minha profissão, não poderia perder muito tempo no processo de renovação. Fiz o processo de forma simples e rápida pelo site, paguei, agendei a clínica, fiz os exames e pronto, em pouco tempo já estava no meu celular, na CDT”, elogiou o professor.
Documento único
Para solicitar os serviços de habilitação no portal da CET-MG, agora basta informar o número do CPF. O número do documento substitui o do Registro Geral (RG).
Essa mudança é resultado da adoção da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que utiliza o CPF como número principal de identificação do cidadão, simplificando e unificando os procedimentos. A CIN reúne, em apenas um documento, uma série de dados a respeito do cidadão.
Como baixar a CDT
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um aplicativo que permite ao condutor e ao proprietário de veículo acessar a habilitação e o CRLV pelo celular, com a mesma validade dos documentos impressos. Outra vantagem é poder compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam.
O aplicativo CDT está disponível para Android e iOS. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos compatível com o celular. Depois de instalar o app, o condutor utiliza o login único do GOV.BR.
Comentários: