Araxá Agora

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
Operação resgata animais com sinais de maus-tratos em Araxá

Polícia

Operação resgata animais com sinais de maus-tratos em Araxá

Proprietário dos cavalos ainda não foi localizado

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quinta-feira (29) a Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima referente a maus-tratos de animais. De imediato e no intuito de iniciar as diligências preliminares de investigação, os policiais deslocaram até o endereço do fato, na Rua Francisco Penello, S/N, Jardim Bela Vista. 
Uma vez no local, restou evidenciado existir 4 (quatro) animais sem raça definida, sendo 3 (três) cavalos e 1 (uma) égua em situação de extrema precariedade. Ressalta-se que os referidos animais estavam soltos, porém, sem qualquer tipo de alimentação adequada (ração ou pastagem), com ínfima quantidade de água em cocheiras e sem qualquer tipo de abrigo, além disso, os animais apresentavam grande quantidade de ectoparasitas (carrapatos) espalhados pelo corpo, apresentavam estarem também em avançado estado de desnutrição. 
Face à grave situação constatada, a equipe de policiais civis empreendeu diligências no intuito de localizar e efetuar a prisão do proprietário dos equinos, contudo, em que pese as inúmeras diligências realizadas, até o fechamento do boletim de ocorrência policial não foi possível a realização do feito. 
Restou evidenciado que a área que estava sendo ocupada pelos animais é uma área de preservação permanente pertencente ao município de Araxá, nesse ínterim, o proprietário dos equinos, em tese, teria invadido a referida área e sem a anuência e o conhecimento dos órgãos de fiscalização municipal teria inserido os animais naquela localidade. A partir daí, dando continuidade às diligências, a polícia civil cientificou os órgãos do município acerca da situação de maus-tratos que estava ocorrendo, oportunidade em que foi realizada uma grande operação envolvendo tanto a Polícia Civil quanto a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Serviços Urbanos, Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e a Vigilância em Saúde. 
Por fim, os 3 (três) animais que estavam extremamente debilitados foram resgatados e ficaram sob os cuidados e a responsabilidade de uma pessoa indicada pelos órgãos da prefeitura, apenas 1 (um) animal não resistiu e morreu momentos antes do resgate.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom PCMG
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PCMG
Comentários: