Araxá Agora

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
Papa Francisco é presenteado com queijo medalha de ouro em duas edições da Expoqueijo

Agronegócio

Papa Francisco é presenteado com queijo medalha de ouro em duas edições da Expoqueijo

Líder religioso enviou carta de agradecimento aos produtores, na qual também abençoa todo o povo mineiro

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Papa Francisco foi novamente presenteado com um Queijo Minas Artesanal, levado até ele pelo produtor cultural Jordane Macedo. O líder religioso agradeceu pelo presente com uma carta, nal qual abençoa Jordane, a família dele e todo o povo de Minas Gerais. O Queijo do Ivair, entregue ao representante máximo da Igreja Católica, foi premiado com medalhas de ouro nas edições da Expoqueijo de 2021 e 2022. 

A produtora Lúcia Faria de Oliveira, de São Roque de Minas, na região da Canastra, conta que o presente foi um queijo de produção da manhã, maturado por 30 dias. Ele foi deixado por Jordane, amigo do casal de produtores, com um embaixador brasileiro em Roma, para ser encaminhado a Francisco, no mês de julho. “A gente não sabia realmente se esse queijo ia ser entregue, torcia para que fosse, mas não tinha certeza. Agora, na semana passada, chegou a carta agradecendo o queijo e abençoando a todos nós mineiros e produtores”, explica Lúcia.

Leia Também:

A produtora e o marido, Ivair, que dá nome à marca, são de famílias de produtores de queijo artesanal e, desde 2013, eles se especializam para elaborar um produto com cada vez mais qualidade.  Para o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ranier Chaves Figueiredo, a história é motivo de comemoração. “Trata-se de um queijo produzido por um casal de produtores trabalhador, que recorrentemente ganha medalhas em concursos para o setor. Nós esperamos que essa notícia traga visibilidade para os produtores de queijos artesanais do estado”, afirma. Em 2022, o Papa Francisco já havia recebido um Queijo Minas Artesanal, da marca Barão da Canastra, do município de Piumhi, também na região da Canastra, pelas mãos do padre Patrick Samuel Batista. 

Queijo artesanal

Minas Gerais possui dez regiões caracterizadas como produtoras de Queijo Minas Artesanal. São elas: Araxá, Canastra, Campos das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro, Serras da Ibitipoca, Diamantina e Entre Serras da Piedade ao Caraça. Além delas, há cinco regiões caracterizadas como produtoras de outros tipos de queijos artesanais: Vale do Suaçuí, Serra Geral, Jequitinhonha, Alagoa e Mantiqueira.Em dezembro de 2022, o Governo de Minas reconheceu, de forma inédita no Brasil, a variedade do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida, identificado pela cobertura com presença ou dominância de fungos filamentosos, popularmente nomeados de mofos ou bolores. 

FONTE/CRÉDITOS: Agência Minas
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução / EBC
Comentários: