Araxá Agora

Domingo, 15 de Junho de 2025
Prefeitura de Araxá reforça conscientização sobre proibição de propagandas irregulares em vias públicas

Cidade

Prefeitura de Araxá reforça conscientização sobre proibição de propagandas irregulares em vias públicas

.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Araxá, por meio do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), está intensificando a fiscalização sobre a veiculação de propagandas irregulares em espaços públicos da cidade, como praças, canteiros centrais, calçadas, postes, árvores e outras áreas de uso coletivo.

 

A prática, que tem se tornado cada vez mais comum, especialmente com o uso de placas, faixas e wind banners nas avenidas principais, é proibida pelo Código de Posturas do Município e gera consequências diretas para o bem-estar da população. Entre os impactos estão a poluição visual, riscos à segurança no trânsito, obstrução do fluxo de pedestres e dificuldade de mobilidade urbana, além do comprometimento da acessibilidade em áreas públicas.

Leia Também:

 

Segundo o superintendente do IPDSA, Vinícius Martins, o objetivo principal da ação é conscientizar empresários e comerciantes sobre a importância de respeitar os espaços públicos e manter a cidade organizada e segura para todos. “Além de comprometer a estética da cidade, esse tipo de propaganda pode atrapalhar a visibilidade de motoristas, dificultar a passagem de pedestres e ainda causar acidentes. Queremos orientar, dialogar e buscar a regularização, antes de qualquer medida punitiva”, explica.

 

A partir deste mês, equipes de fiscalização estão percorrendo os pontos mais críticos da cidade e notificando os responsáveis pelas propagandas irregulares. Após a notificação, é concedido um prazo de até 20 dias para retirada voluntária dos materiais. Caso a irregularidade persista, será aplicada uma multa que varia de 1 a 10 UFPA (Unidade Fiscal Padrão de Araxá), com valor unitário de R$ 71,98. Os materiais irregulares também poderão ser recolhidos pela equipe de Serviços Urbanos.

 

Importante destacar que não é permitido o uso de árvores, postes, canteiros ou qualquer bem público como suporte para publicidade. E, de acordo com a legislação municipal, não há autorização válida para esse tipo de fixação em áreas públicas.

 

A população pode colaborar com a fiscalização denunciando propagandas irregulares de forma presencial no IPDSA, pelo telefone ou WhatsApp (34) 3661-3675, ou ainda pelo aplicativo Colab.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PMA
Comentários: