O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Araxá concluiu o balanço anual dos atendimentos e taxas de resolução das queixas registradas na unidade. De janeiro a dezembro de 2023, o órgão atendeu 7.774 consumidores, sendo 6.670 que tiveram suas reclamações resolvidas sem a abertura de processos, representando um índice de resolução de aproximadamente 86 %.
Outras 1.038 pessoas tiveram orientações para os problemas apresentados, sendo que muitas delas procuraram o órgão de maneira preventiva. Por fim, somente 66 processos administrativos foram abertos com o envio de notificações para os reclamados.
Do montante de atendimentos registrados no ano passado, o maior número dos registros deixou de ser telefonia. Durante o ano, foi observado um aumento considerável de reclamações referentes a empréstimos consignados não solicitados, descontos indevidos em benefícios e golpes aplicados nos beneficiários de previdência.
Desta forma, o maior número dos registros foi relacionado a empréstimos consignados não solicitados e cobranças indevidas nos benefícios, com 34,77%, seguido de telefonia, com cerca de 13,50%, e produtos com defeito, com 9,33%.
A secretária executiva do Procon, Belma Nolli, explica que o Procon tem como objetivo prestar serviço satisfatório e essencial à redução de litígios e à defesa dos consumidores, em busca da pacificação social. “Além de defender o direito do consumidor, também atuamos com orientações para evitar problemas futuros e golpes”, diz.
O Procon Araxá fica na Praça Coronel Adolfo, 28, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone, (34) 3662-2444.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PMA
Comentários: