Araxá Agora

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
Programação do fim de semana do 12º Fliaraxá apresenta Prêmio de Desenho e Redação e presença das autoras homenageadas

Cultura

Programação do fim de semana do 12º Fliaraxá apresenta Prêmio de Desenho e Redação e presença das autoras homenageadas

Bruna Lombardi, Djamila Ribeiro e Conceição Evaristo marcam a programação do dia 22/06; oficina de graffiti e batalha de slam também estão no cronograma do Festival

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O fim de semana no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto é tomado pela literatura, trazida pela décima segunda edição do Festival Literário Internacional de Araxá - Fliaraxá. No sábado, dia 22 de junho, é quando é realizado um dos momentos mais importantes de todo o evento: a entrega do Prêmio de Redação e Desenho do Festival, que neste ano teve como fio condutor as fanfics - histórias ficcionais - a respeito da vida e obra de Ziraldo, Patrono do 12.º Fliaraxá. 

A manhã é marcada pela programação infanto-juvenil e conta com a presença dos escritores Karol Cordeiro, Tino Freitas, Leo Cunha e Rafael Nolli, que organizam encontros e contação de histórias com os pequenos, e também com o grupo teatral Deu Na Telha. A programação local tem início às 13h e segue até as 20h. Alguns dos temas a serem abordadas são memória, escravidão, diversidade, universo feminino, novas gerações literárias, dentre tantos outros. 

Já a programação nacional começa ainda de manhã, às 11h, quando o jornalista Guilherme Amado se junta às escritoras Paloma Jorge Amado e Conceição Evaristo no Auditório 2. As autoras homenageadas do 12.º Fliaraxá, Bruna Lombardi e Djamila Ribeiro, sobem ao palco do Auditório 2 às 20h, em uma palestra com Sérgio Abranches, um dos curadores do evento. O cronograma também conta com a participação de Luiz Galina, Diretor Regional do Sesc - SP, às 21h, que realiza a abertura de uma palestra que reúne Conceição Evaristo, Calila das Mercês e Afonso Borges, presidente do Fliaraxá. A ministra Cármen Lúcia participará da mesa via transmissão online. 

Leia Também:

O gênero musical chorinho invade a Rua da Economia Criativa às 20h, quando o grupo Natu Choro sobe ao coreto do espaço. Às 20h30, haverá uma batalha de Slam especial: o Slam do Triunfo recebe organizadores do Slam MG em uma edição que vale vaga para a final da competição estadual de 2024. A disputa será realizada no Auditório 1 e, assim como toda a programação do 12.º Fliaraxá, terá transmissão em qualidade 4K para o canal do YouTube do Festival.

Haverá sessões de autógrafos após a realização das palestras da programação, que podem ser consultadas no site do festival: fliaraxa.com.br

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em razão do patrocínio da CBMM, que apresenta o evento desde o seu início, do Itaú e da Bem Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Na qualidade de apoio cultural estão a Prefeitura de Araxá, a Fundação Cultural Calmon Barreto, a TV Integração, a Embaixada Francesa no Brasil, o Institut Français e a Academia Araxaense de Letras. Consulte o cronograma do 12.º Fliaraxá do dia 22 de junho, sábado:

Programação de sexta-feira, 21 de junho

 

Oficinas

14h: Oficina de Graffiti, com Matheus Black (Espaço Leitura)

 

Infantojuvenil

9h30: Grupo Deu Na Telha, com Tino Freitas e Leo Cunha (Auditório 1)

11h20: Contação de histórias - Rotas Inclusivas, com Karol Cordeiro (Auditório 1)

13h: Era uma vez, três: Encontro com Tino Freitas, Leo Cunha e Rafael Nolli (Auditório 2)

 

Araxá/ Local

13h: Escravidão - um recorte da nossa história, com Flavio Ramos, Rodrigo Manzali e Silla Silva (Auditório 1)

14h: Bate papo com Líria Porto, Aline Tavares, Frederico Oliveira, Maria Eduarda Azeredo (Auditório 1)

15h: Literatura da Ansiedade, com César Campos e Dr. Eduardo Lucas Andrade (Auditório 1)

16h: Memória e Diversidade - A contribuição da literatura, com Else Lopes, Roberto Marcio, Marcus Paulo Queiroz Macêdo e Vanessa Cicilini (Auditório 1)

17h: Universo feminino e a literatura, com Cidinha Ribeiro e Daniel Bicalho (Auditório 1)

18h: Novas Gerações Literárias, com Victoria Akel, João Vitor Santos e Luiz Humberto França (Auditório 1)

19h: Os Naturalistas - Duzentos anos de história, arte e literatura, com Renato Muniz Barreto, Eduardo Veras, Glaura Teixeira Nogueira Lima e Bruna Isabella (Auditório 1)

 

Nacional

9h30: Entrega do Prêmio de Desenho e Redação e homenagem a Ziraldo, Patrono do 12.º Fliaraxá (Auditório 2)

11h: Paloma Jorge Amado, Conceição Evaristo e Guilherme Amado (Auditório 2)

14h: Luis Giffoni, Luana Tolentino e Márcia Maria Cruz (Auditório 2)

15h: Bianca Santana, Stefano Volp e Eugênio Sávio (Auditório 2)

16h: Geovani Martins, Marcia Tiburi e Aline Bei (Auditório 2)

17h: Myriam Scotti, Estevão Ribeiro e Matheus Leitão (Auditório 2)

18h: Eliana Alves Cruz, Marcelino Freire e Socorro Acioli (Auditório 2)

19h: Afonso Cruz, Geni Núñez e Tom Farias (Auditório 2)

20h: Bruna Lombardi, Djamila Ribeiro e Sérgio Abranches (Auditório 2)

21h: Luiz Galina, Diretor Regional do Sesc - SP (Auditório 2)

21h15: Conceição Evaristo, Calila das Mercês, Afonso Borges e Cármen Lúcia, via streaming (Auditório 2)

 

 

Slam

20h30: Flislam - Slam do Triunfo, na rota do Slam MG (Auditório 1)

 

Musical

20h: Chorinho, com Natu Choro (Rua da Economia Criativa)

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Fliaraxá
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom Fliaraxá
Comentários: