Araxá Agora

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
Projeto de implantação da UFTM em Araxá é protocolado no Ministério da Educação

Educação

Projeto de implantação da UFTM em Araxá é protocolado no Ministério da Educação

.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma comitiva de Araxá participou de mais uma reunião com o Ministério da Educação (MEC) para avançar nas negociações da implantação de um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) na cidade. A reunião aconteceu nesta terça-feira (24), em Brasília.

Participaram da reunião o prefeito Robson Magela, a secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, o deputado estadual Bosco, o presidente da Câmara Municipal de Araxá, Bosco Júnior, e também os vereadores Raphael Rios e Leni Nobre.

A comitiva foi recebida pela secretária de Ensino Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, pela reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, e pelos deputados federais Miguel Ângelo, Dandara Tonantzin e Reginaldo Lopes.

O prefeito Robson Magela destaca que o sonho da UFTM em Araxá está cada vez mais se tornando realidade. “A reunião foi um grande avanço para que a gente possa concluir esse projeto da UFTM em Araxá. Um sonho que parou há quase 10 anos e nós estamos resgatando com a união de forças políticas, todos unidos com um só objetivo que é a instalação da UFTM em Araxá”, reforça.

A secretária Zulma Moreira ressalta que toda a documentação que era de responsabilidade do Município foi apresentada. “Tudo que a Prefeitura de Araxá tinha que fazer em questão de levantamentos, locais, custos e possibilidades foi apresentado nesta reunião. A presença também de uma base de apoio forte do Governo Federal vai ser muito importante para que a gente consiga revisar a questão da UFTM em Araxá”, afirma.

A reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, reforça que a universidade tem trabalhado na medida do possível em todos os elementos necessários para a construção desse projeto do campus de Araxá. “Nós já estamos bastante avançados, e com certeza a nossa reunião foi de fundamental importância para que a implantação dê certo”, explica.

A secretária de Ensino Superior do MEC, Denise Carvalho, ressalta que o empenho da Prefeitura de Araxá está sendo de suma importância para que a implantação se concretize. “Espero que nós consigamos retomar o projeto que foi interrompido há alguns anos atrás de consolidação e expansão da Rede Federal de Educação Superior. Espero que dê certo e que a gente possa comemorar juntos em breve”, diz.

O deputado estadual Bosco ressalta que a reunião foi muito produtiva. “Tenho certeza absoluta de que demos mais um passo importante dentro dessa união política e, sobretudo, buscando esse apoio do Ministério da Educação, da nossa reitora da UFTM e do presidente da República que, brevemente, se Deus quiser, vai estar anunciando o nosso campus da UFTM em Araxá”, conclui.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PMA
Comentários: