A Câmara Municipal de Araxá recebeu, na tarde desta terça-feira (04), a abertura oficial do ano legislativo, com a primeira Reunião Ordinária da Legislatura 2025/2028.
O prefeito interino de Araxá, Bosco Jr., ocupou a mesa de honra juntamente com o presidente da Câmara Raphael Rios, o vice-presidente Jairinho Borges e o primeiro secretário Kaká da Mercearia. Além dos vereadores eleitos, estiveram presentes suplentes de vereadores, secretários municipais, representantes de instituições, empresários, membros da imprensa e servidores.
Em seu discurso, Bosco Jr. afirmou seu objetivo de aproximar os secretários municipais e os servidores das atividades da Câmara Municipal e declarou que pretende acompanhar de perto as sessões do Legislativo.
O presidente Raphael Rios lembrou que janeiro foi um mês de muito movimento, ações e trabalho na Casa da Cidadania; desejou um ano de sucesso e harmonia entre os poderes e declarou abertos os trabalhos oficiais da legislatura.
Respeitando o revezamento semanal entre os parlamentares, usaram a tribuna os vereadores: Alexandre Irmãos Paula, Roberto do Sindicato, Garrado, Fernanda Castelha, Chicão Jesus Te Ama, Jairinho Borges e Professor Jales.
Não houve apreciação de projetos durante a sessão.
Alexandre Irmãos Paula
Iniciando os trabalhos da tarde, o vereador Alexandre Irmãos Paula solicitou: a implantação de rampa elevada ou “quebra-molas” na Rua Tupi, próximo ao número 157 (Creche Municipal), no bairro Santo Antônio; a elevação da tampa de um bueiro, que se encontra abaixo do nível da via e pode ocasionar acidentes, na Avenida Ministro Olavo Drummond, próximo ao número 215.
O parlamentar indicou também o fechamento da Avenida do Lago do Barreiro aos finais de semana, pois a via é utilizada para a prática esportiva pela população, além da realização de um estudo técnico para a implantação de extensão da rede de iluminação na Alameda do Lago, no bairro Veredas da Cidade.
Roberto do Sindicato
Roberto do Sindicato foi outro Parlamentar que demonstrou sua preocupação com o Complexo do Barreiro. Ele abriu sua participação na tribuna destacando a necessidade de diversas melhorias no local e apresentou uma indicação, em caráter de urgência, para o recapeamento das vias asfálticas do complexo.
O parlamentar apresentou também diversas indicações, pedindo: a recuperação e revitalização da Praça “João Augusto dos Santos”, localizada na Rua Funcionário João Rosa, no Centro; o recapeamento asfáltico completo da Rua Selda de Castro Alves, no bairro Fertiza; a instalação de meio-fio na extensão da Rua Isaura Maria, no bairro Orozino Teixeira; a realização de uma ação preventiva, com ronda ostensiva, para a proteção dos moradores e da Praça “João Augusto dos Santos”, localizada na Rua Funcionário João Rosa, no Centro.
Garrado
O vereador Garrado comentou assuntos diversos, como a pavimentação das áreas urbanas e a limpeza na cidade. Ele pediu paciência à população quanto à realização de capinas nas vias e em terrenos, pois, durante o período chuvoso, o mato cresce muito rapidamente.
Garrado relatou ter recebido diversas reclamações em relação às estradas rurais, mas explicou que muitos reparos só podem ser efetuados após o período de chuvas.
O vereador ressaltou que costuma trabalhar apresentando seus requerimentos diretamente aos secretários municipais e que procura manter um relacionamento próximo com todos eles.
Fernanda Castelha
A vereadora Fernanda Castelha solicitou a instalação de coberturas, tendas ou toldos na área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tanto na parte frontal quanto na traseira do prédio, para oferecer abrigo contra o sol e a chuva aos acompanhantes e pacientes que aguardam atendimento, que são transferidos ou recebem alta.
Ela também pediu o retorno imediato do serviço de recolhimento de animais de grande porte (bovinos, equinos, caprinos e muares) abandonados em vias públicas, além da reforma e revitalização da Praça Cássia Ribeiro de Camargo, no bairro Jardim das Primaveras, com melhorias na iluminação e a instalação de aparelhos de ginástica.
Chicão Jesus Te Ama
O vereador Chicão usou a tribuna para apresentar seu trabalho ao longo das últimas semanas. Relatou ter visitado diversos secretários municipais e afirmou ter sido muito bem recebido por todos, destacando o empenho em sanar dúvidas e resolver os problemas apresentados.
Chicão também visitou e ressaltou o trabalho do Conselho de Segurança Pública de Araxá (CONSEP); do Centro de Formação Profissional Júlio Dário; do Lions Clube; da Associação Brasileira Komos’s de Artes Marciais; do Lar Ebenezer; da Equoterapia Prosseguir e da Comunidade Unida Pelos Idosos de Araxá – Fábrica de Fraldas, destacando o trabalho dos voluntários.
Jairinho Borges
O vice-presidente da mesa diretora, vereador Jairinho Borges, solicitou que sejam encaminhados ao Legislativo: o projeto que regulamenta o Programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) no município; a implementação do Projeto “Coleta Seletiva no Meio Rural”; o reestabelecimento dos auxílios do programa “Porteira Adentro”, previsto por Lei Municipal.
O vereador solicitou também que sejam implantados: o serviço de prótese dentária móvel, para atender à população carente e de baixa renda; o fornecimento de uniformes para os motoristas de ambulância; a instalação de sinalização horizontal ou vertical para uso exclusivo de ambulâncias, com a colocação de placa de sinalização para embarque e desembarque de passageiros na UPA e a colocação de cobertura e reestruturação do espaço onde existia uma antiga árvore no Cemitério Passo da Saudade.
Professor Jales
Encerrando o grande expediente, Professor Jales apresentou um Projeto de Lei que institui dia comemorativo ao aniversário do Distrito de Itaipu, data a ser celebrada no dia 19 de novembro.
O parlamentar também apresentou requerimentos relacionados à comemoração dos 35 anos da Lei Orgânica do Município; ao levantamento das vagas disponíveis na Prefeitura; ao cumprimento do piso da Educação; à recomposição inflacionária, reajuste do vale-alimentação e retroatividade dos quinquênios para os servidores municipais; além de providências relativas ao pagamento da gratificação aos cargos de coordenadoras de Unidade Escolar das Escolas Municipais.
Professor Jales também solicitou que o secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão seja convidado para explanar e detalhar a situação econômico-financeira da Prefeitura.
Comentários: