Araxá Agora

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
Semana de Incentivo à Adoção conscientiza sobre acolhimento familiar

Cidade

Semana de Incentivo à Adoção conscientiza sobre acolhimento familiar

Em Araxá atualmente 13 famílias estão habilitadas para a adoção, enquanto isso, três adolescentes aguardam para serem adotados

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
O Grupo de Apoio à Adoção Aquecendo Vidas promove mais uma Semana Municipal de Incentivo à Adoção, entre os dias 20 e 25 de maio. Com o foco em promover e conscientizar a adoção de crianças e adolescentes, o principal objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da adoção, especialmente de crianças mais velhas e grupos de irmãos, além de desmistificar preconceitos sobre o tema, apoiar famílias adotivas e envolver a comunidade em ações de apoio à adoção.
 
A Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes, que foi  instituída pela Lei Municipal 7.214/2017 de autoria do vereador Raphael Rios.

Leia Também:

 
A presidente do Grupo Aquecendo Vidas, Jaqueline Guimarães, explica que o trabalho do grupo está focado em apoio emocional, orientação e acompanhamento contínuo às famílias que estão no processo de adoção. Ainda, de acordo com ela, são realizadas reuniões mensais com as famílias “pretendentes” com oficinas preparatórias para adoção, além de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “No caso das famílias que já conseguiram adotar, auxiliamos na adaptação e fortalecimento dos vínculos familiares, também com reuniões mensais e visitas domiciliares levando suporte à elas.”
 
De acordo com Jaqueline, em Araxá atualmente 13 famílias estão habilitadas para a adoção, enquanto isso, três adolescentes aguardam para serem adotados. Uma menina de 15 anos e dois meninos, de 15 e 14 anos.
 
Jaqueline destaca que a adoção transforma não apenas a vida das crianças e adolescentes, proporcionando-lhes um lar e uma família, mas também enriquece a vida dos adotantes. “Além disso, o processo de adoção é rigoroso para garantir que o ambiente familiar seja seguro e amoroso, e o acompanhamento pós-adoção é essencial para o sucesso da integração familiar”, completa.
 
Programação
20/05 – Abertura
Horário: 8h
Local: Auditório Prefeitura de Araxá
Palestra: Entrega Legal
 
21/05 – Roda de Conversa
Horário: 8h
Local: Fórum Tito Fulgêncio
Mesa 1: Atitude Adotiva
Mesa 2: Aspectos Jurídicos da Adoção
 
22/05 – Círculo Restaurativo
Horário: 19h
Local: Centro de Atendimento à Criança (CAC)
Tema: Círculo restaurativo para famílias constituídas por vias da adoção.
 
23/05 – Café com Inclusão
Horário: 8h
Local: Centro de Atendimento à Criança
 
23/05 – Curtas Palestras sobre Adoção
Horário: 19h
Local: Fórum Tito Fulgêncio
 
24/08 – Adoção em Foco (Blitz Educativa)
Horário – 9h
Local: Avenida Antônio Carlos (em frente à agência do Banco do Brasil)
 
25/05 – Comemoração do Dia Nacional da Adoção
Horário: 8h30
Local: Praça da Família
Tema: Jornada para o Amor: Uma jornada emocionante em direção ao amor e à família.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom Vereador Raphael Rios
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários: