A Reunião Ordinária semanal da Câmara Municipal de Araxá, realizada nesta terça-feira (11), contou com a participação de 7 (sete) oradores em Tribuna durante o Grande Expediente.
Os principais assuntos abordados pelos parlamentares foram: Dr. Zidane comentou problemas em relação ao fornecimento de energia elétrica no bairro Pedra Azul; Pr. Moacir pediu a implantação de uma sede para o Serviço de Transportes e Trânsito (Settrans);Maristela Dutra apresentou pedidos de informações e demandas para trazer melhorias para as mulheres; Wagner Cruz solicitou reforço na fiscalização sobre o descarte de entulhos; Alexandre Irmãos Paula pediu melhorias para o trânsito e acessibilidade na avenida Dâmaso Drummond; Valtinho da Farmácia apresentou demandas para melhorias no trânsito e pedidos de serviços urbanos e Professora Leni Nobre apresentou Projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Meio Ambiente.
Durante a Ordem do Dia da 64ª Sessão Ordinária não foi apreciado nenhum Projeto de Lei.
Tribuna:
Dr. Zidane
O vereador Dr. Zidane foi o primeiro orador da tarde e apresentou diversos temas em Tribuna. Ele comentou problemas enfrentados pelos moradores do bairro Pedra Azul em relação à energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e comentou sobre valores de Termos de Fomento celebrados pelo Executivo para a realização de eventos na cidade que, segundo ele não foram pagos até o momento.
Outros assuntos comentados por Zidane foram os aditivos para realização da obra da praça da Banheira, da construção da praça na avenida Dr. Pedro de Paula Lemos, assim como problemas no Ecoponto do bairro Mangabeiras e a necessidade de melhorias na rotatória localizada próxima ao posto Deck, com o objetivo de evitar acidentes.
Zidane também apresentou Moção de Congratulações e reconhecimento em homenagem ao Senhor Marcos Antônio da Silva, em reconhecimento à história de superação de vida como ex-dependente químico, e à luta diária para vencer as drogas e ajudar outras pessoas que tem a mesma doença a se superar.
Pastor Moacir
O vereador Pr. Moacir apresentou projeto de denominação de via pública para denominar como praça José Batista Alves, o espaço que está sendo construído na área de preservação ambiental localizada na avenida Dr. Pedro de Paula Lemos, no bairro Santa Rita II.
O parlamentar também pediu a implantação de uma sede para o Serviço de Transportes e Trânsito (Settrans) e a implantação de sinalização horizontal e placas de trânsito no cruzamento da avenida Tenente-Coronel Hermenegildo Magalhães com a avenida José Jorge Akel, a fim de disciplinar a circulação de veículos neste movimentado cruzamento.
Pr. Moacir também noticiou que o viaduto José Domingos Filho, na avenida Senador Montadon, na parte inferior da estrutura que fica na avenida Dâmaso Drummond, será revitalizado. “Será construído um muro de contenção nas laterais da parte de baixo do viaduto, para finalizar o serviço com um acabamento e assim melhorar também a parte estética da avenida Dâmaso Drummond. A obra ainda contempla uma nova iluminação e pintura especial”, relatou o vereador.
Maristela Dutra
A vereadora Maristela Dutra solicitou a realização de operação tapa-buraco na rua Perdizes, localizada no Centro e na rua Vanderley Pereira França, no bairro Dona Adélia, bem como a fiscalização e acompanhamento do serviço realizado, para evitar desperdício de dinheiro público quando caso seja necessário refazer o trabalho.
A vereadora pediu informações detalhadas e atualizadas sobre a situação das crianças com transtornos neurofuncionais, TEA, TOD, TDAH, altas habilidades e/ou superdotação e deficiências que necessitam do auxílio de professoras de apoio na Rede Municipal de Ensino, bem como a possibilidade de aumento de professoras apoio nos Centros Municipais de Ensino Infantil (CEMEIS).
A vereadora também pediu esclarecimentos sobre os atendimentos ginecológicos em Araxá e pediu a implantação de um Centro de Parto Humanizado na cidade.
Maristela ainda sugeriu a implantação de um “Espaço de cuidado no parlamento”, que consiste na instalação de salas de cuidado para crianças na Câmara Municipal.
Wagner Cruz
O vereador Wagner Cruz solicitou que seja avaliada a necessidade de se tornar obrigatória a presença de pelo menos uma monitora nas vans, kombis e todos os tipos de transporte escolar rural, no intuito de acompanhar os estudantes no trajeto de ida e volta das escolas rurais.
O parlamentar também solicitou que o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) reforce a fiscalização sobre o descarte de entulhos provenientes de demolições ou construções, visando não só a proteção ao meio ambiente, mas também permitir uma eventual e correta reciclagem dos materiais descartados.
Outra solicitação do parlamentar pede que a Prefeitura Municipal de Araxá e a Fundação Cultural Calmon Barreto providenciem que o Fundo Municipal de Cultura (FMC) seja inscrito no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Wagner também relatou que foi abordado por funcionários da RCR, empresa contratada pelo município de Araxá, que relataram a ausência de pagamento e a diminuição do tamanho da cesta básica, fornecida pela empresa. Ele aproveitou para pedir uma maior fiscalização por parte da Prefeitura de Araxá, para que tome as devidas providências em relação a situação.
Alexandre Irmãos Paula
O vereador Alexandre Irmãos Paula solicitou a implantação de diversas passagens para cidadãos com dificuldades de locomoção (cadeirante) na avenida Dâmaso Drummond: em frente às empresas Degradê e Vapt Vupt e a construção de rampa elevada/ quebra-molas na mesma avenida, em frente ao Unicentro.
O parlamentar também pediu o cercamento e revisão de toda parte de iluminação, além da construção de um “coreto” na praça Aguilar Machado Romão (rua Totonho Pereira esquina com rua Terêncio Pereira) e a instalação de sinalização semafórica na avenida Honório de Paiva Abreu (esquina do “Bar do Marruco”).
Moção de Aplausos e Reconhecimento homenageou o Senhor Elvande Antônio dos Santos, Presidente do 100 Destino Moto Clube.
Valtinho da Farmácia
O vereador Valtinho da Farmácia apresentou diversas demandas para melhorias no trânsito e pedidos de serviços urbanos. Ele solicitou a implantação de um retorno na avenida Danilo Cunha, no sentido descida, recapeamento ou operação tapa-buraco na rua Abdanur Elias, no bairro São Pedro.
O parlamentar também pediu o envio de um caminhão pipa ao Ecoponto, localizado na rua Domingos Leandro Silva, no bairro Santo Antônio; limpeza e o cercamento da área verde situada na rua Maria Gomes da Costa, no bairro Armando Santos e a autorização para a remoção de dois abacateiros localizados na calçada da rua Carício Afonso Ribeiro com a avenida João Paulo II.
Valtinho também sugeriu a celebração de um termo de fomento/colaboração ou acordo de cooperação, visando atender os projetos executados pelo Instituto de Artes e Movimento (Movart).
Professora Leni Nobre
A vereadora Professora Leni Nobre apresentou em Tribuna, Projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Meio Ambiente, com o objetivo de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do município, além de disseminar conhecimento e a adesão à Carta da Terra.
A parlamentar apresentou pedido solicitando o incentivo ao trabalho e a prestação de serviço das doulas, com o intuito de estimular a presença e a prestação deste serviço no município, durante o parto e pós-parto imediato.
Leni ainda apresentou pedido para realização de Audiência Pública, para discussão do tema: “Descaso com o serviço público e implementação do Estado Mínimo em Minas Gerais” e de um Fórum Comunitário para debater sobre “práticas holísticas para a promoção integrada da Saúde e do bem estar humanos em consonância com o meio-ambiente e à preservação da vida no Planeta Terra”.
Exercendo seu papel de fiscalização, a vereadora pediu informações a Secretaria Municipal de Educação sobre a quantidade de matrículas realizadas nos anos de 2023 e 2024.
Comentários: