Abrindo os trabalhos do mês de junho, o plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu mais uma Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá, realizada nesta terça-feira (04). A Sessão contou com a participação de seis vereadores que usaram a Tribuna para apresentar diversos assuntos.
Os principais temas abordados foram: Omara Paolinelli apresentou diversas cobranças ao Executivo; Fernanda Castelha pediu esclarecimentos sobre a parceria firmada com a Fundação Hemominas; Evaldo do Ferrocarril pediu melhorias para o esporte; Luiz Carlos Bittencourt apresentou Projeto de Lei para divulgação de valores gastos na realização de eventos no município; Raphael Rios apresentou um Projeto de Lei que cria o Plano Municipal de Prevenção de Mortes e Lesões no Trânsito; e João Veras levou à Tribuna diversas demandas do setor Norte.
Nenhum projeto foi aprovado durante a Sessão.
Tribuna:
Omara Paolinelli:
A vereadora Omara Paolinelli abriu os trabalhos da tarde realizando as seguintes cobranças ao Executivo: previsão de início e conclusão das obras do Teatro Municipal; melhorias na infraestrutura de acessibilidade e disponibilização de cadeiras de rodas no Cemitério Passo da Saudade; e repasse de R$ 3 milhões do Executivo para os Lares de Idosos – as Instituições de Longa Permanência (IPLIs)-, conforme aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.
Considerando registros recentes de abuso sexual de crianças, a parlamentar sugeriu que todas as vans e demais veículos autorizados para transporte escolar em Araxá tenham a obrigação de instalar câmeras de segurança. A parlamentar ainda apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição do uso de celulares nas escolas. Este novo texto é assinado juntamente com a vereadora Maristela Dutra.
Fernanda Castelha:
A vereadora Fernanda Castelha usou seu tempo regimental para comentar a realização da Campanha “Junho Vermelho”, em celebração ao mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue e ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no próximo dia 14 de junho.
A parlamentar também apresentou um documento ao Executivo solicitando informações e esclarecimentos sobre a parceria firmada com a Fundação Hemominas. Ela questionou sobre o termo de compromisso/cooperação mútua, previsão, local e o que falta para que seja implantado o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE).
Fernanda também solicitou que seja firmado um convênio ou Termo de Fomento com a Associação dos Doadores de Sangue de Araxá, atualmente denominada Associação de Apoio às Pessoas em Vulnerabilidade Social, Financeira, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Assistência Social, e apresentou um Projeto de Lei que declara de utilidade pública municipal a mesma entidade.
Evaldo do Ferrocarril:
Defensor do esporte, o primeiro- secretário da Mesa Diretora,vereador Evaldo do Ferrocarril, apresentou diversas demandas para melhorias na área. Ele cobrou uma indicação apresentada por ele em 2024, para doação de uniformes e bolas para os times de futebol que irão disputar os campeonatos Ruralão e Amador, além da doação de redes para traves de gols e cal ou tinta para demarcação dos campos do município. O vereador também solicitou a compra de uma carretinha do tipo reboque para realizar o transporte do trator cortador de grama que foi adquirido recentemente.
O parlamentar sugeriu ainda que a câmera de videomonitoramento da rua Araxá seja transferida para a entrada do Distrito Industrial, visando maior segurança no local.
Evaldo solicitou informações sobre o credenciamento de médicos plantonistas para atendimento de urgência e emergência. Ele questionou quando foi realizado o último credenciamento e qual a previsão de abertura de novo processo.
Luiz Carlos Bittencourt:
Tendo em vista o princípio da publicidade, o vereador Luiz Carlos Bittencourt apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação, em local acessível, dos valores gastos para a realização de eventos no município de Araxá. “O objetivo principal é assegurar a todos os cidadãos munícipes o direito à informação, de forma inclusiva, sobre os gastos públicos na realização dos mais diversos eventos que ocorrem durante o ano na cidade de Araxá”, destacou o parlamentar.
O vereador também pediu a inclusão do serviço de varrição no bairro Barreirinho, de acordo com o cronograma diário de limpeza urbana municipal, e a pavimentação da rua Alminda Fernandes Gervásio, no bairro Amazonas. Após receber solicitações de usuários de bicicleta que utilizam esse meio de transporte no dia a dia e não encontram um local seguro para estacioná-la, ele sugeriu também a instalação de bicicletários na região central.
Raphael Rios:
O vereador Raphael Rios, vice-presidente da Mesa Diretora, usou a Tribuna para apresentar projetos de lei e comentar diversos assuntos. A primeira matéria apresentada cria o Plano Municipal de Prevenção de Mortes e Lesões no Trânsito, a ser elaborado em conjunto pelos órgãos de saúde, educação, segurança e trânsito.
Outra matéria apresentada por Raphael dispõe sobre a divulgação do procedimento de "Entrega Responsável" e dá outras providências. O projeto tem o objetivo de divulgar no município de Araxá o direito das gestantes e mães de recém-nascidos de realizar, voluntariamente, a entrega do filho para adoção, após o nascimento, visando principalmente, contribuir para a conscientização das mulheres e o bem-estar do bebê.
Moção de Congratulação e Reconhecimento homenageou o engenheiro Lucas Alves Nascimento, vencedor do Prêmio Petrobras Inventor.
João Veras:
O segundo-secretário da Mesa Diretora, vereador João Veras, apresentou um documento solicitando ao Executivo justificativas com relação aos procedimentos já realizados e em andamento para a efetivação das obras de retirada de rotatória e instalação de semáforos no cruzamento entre as avenidas Washington Barcelos, Dr. Pedro de Paula Lemos e Dr. Danilo Cunha, sendo um dos principais e mais antigos gargalos de trânsito do setor Norte.
Como representante do referido setor, João Veras comentou a entrega de um abaixo-assinado ao prefeito Robson Magela, juntamente com os moradores dos bairros Ana Pinto de Almeida e Salomão Drumond, solicitando a construção de uma praça entre os CEMEIs Cássio Barsante e Armindo Barbosa.
Dentre outros assuntos, ele comentou o início das obras para construção da praça no bairro Santa Rita II, localizada na avenida Dr. Pedro de Paula Lemos. Segundo o parlamentar, a parceria público-privada é mais uma conquista para a região.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom CMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom CMA
Comentários: