Araxá Agora

Sabado, 20 de Abril de 2024
Vereadores aprovam oito Projetos de Lei em Reunião Ordinária

Política

Vereadores aprovam oito Projetos de Lei em Reunião Ordinária

Leia o resumo da reunião desta terça (25)

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Vereadores aprovam oito Projetos de Lei em Reunião Ordinári

Oito Projetos de Lei foram aprovados na última Reunião Ordinária do mês de maio, realizada nesta terça-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal de Araxá. As matérias, na íntegra, estão à disposição na aba “Processo Legislativo” no portal www.araxa.mg.leg.br.  Nesta quarta (26), às 14h, Fórum Comunitário irá debater e buscar soluções para a situação das invasões no município. A sessão, solicitada pelo Vereador Evaldo do Ferrocarril, será transmitida pelo canal youtube.com/camaramunicipaldearaxa.

Projetos Aprovados:

Leia Também:

011/21: Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais e dá outras providências (Adequação às normas vigentes); 

066/21: Institui a desburocratização e simplificação de atos administrativos no curso da prestação do serviço público ao cidadão;

068/21: Altera a Lei N.º 7.490/2021, de autoria de Maristela Dutra e Wellington Martins Alves – Wellington da Bit, o qual modifica a redação do Artigo 1º e Parágrafo 1º da Lei em epigrafo, o qual passará a vigorar nestes termos;

078/21: Cria o Programa “Empreendedorismo Solidário”, no município de Araxá, que dispõe sobre a política de tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado ao Microempreendedor Individual (MEI), na liberação de Alvará de Funcionamento, no período emergencial da pandemia; 

082/21: Dispõe sobre denominação de edificação pública e dá outras providências (CAPS AD José Danilo Borges);

083/21: Institui o Dia Municipal do Agente Ambiental e a Semana Municipal de Conscientização da Coleta Seletiva no âmbito do Município;

085/21: Autoriza a abertura de crédito suplementar (R$3.000.000,00) repasse à Santa Casa para manutenção da UTI/Covid;

086/21: Autoriza a abertura de crédito especial (R$644.500,00) recursos do Governo Federal. Proteção de profissionais, manutenção de suprimentos alimentares e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social (Covid).

Tribuna:

Alexandre Irmãos Paula (PL)

O Vereador Alexandre Irmãos Paula apresentou Requerimento à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, solicitando poda de árvore e verificação da iluminação na Praça Maria Rita da Cruz, Bairro Tiradentes. “A Praça tem sido utilizada pelos moradores e visitantes como ponto de diversão e caminhada, portanto se faz necessário a limpeza, poda das árvores e verificação da iluminação que se encontra estado precário”, justificou.

Alexandre também cumprimentou os trabalhadores rurais pelo Dia do Trabalhador Rural, celebrado anualmente no dia 25 de maio. A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos, fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, etc., sendo instituída pela Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964. O parlamentar ainda cumprimentou a Administração Municipal pelo trabalho realizado nas estradas vicinais da região.

Valtinho da Farmácia (PP)

O Vereador Valtinho da Farmácia prestou uma homenagem e apresentou Moção de Congratulações à Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube, em comemoração aos seus 52 anos. “Por toda sua trajetória essa homenagem é mais do que justa, pois a Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube, além de fazer um belo trabalho social, traz esperança a centena de crianças e adolescentes que sonham com um futuro melhor, que além do sonho, trazem o talento para se tornarem jogadores profissionais”, afirmou.

Indicações à Administração Municipal: limpeza, pode de árvores e troca de lâmpadas na Praça Maria Aparecida Carneiro, situada na Rua Alexandre Gondim, Centro; apresentar projeto de lei denominando como Praça “Carla Maria de Faria” a área institucional existente no Recando das Gameleiras; redutor de velocidade no início da Rua Antônio Alves Magalhães com a Rua Nair Marta Ribeiro; troca de lâmpadas e capina no Bairro Residencial Espanha.

Pastor Moacir (Republicanos)

O Vereador Pastor Moacir apresentou Projeto de Lei que estabelece a fixação em lugar visível dos estabelecimentos de saúde, a lista dos médicos e odontólogos que estejam lotados nas unidades públicas, assim como os dias e horários de atendimento à população. “Com a aplicação desta Lei, ansiamos garantir que a população possa reivindicar seus direitos assegurados pela Constituição Federal e pelo Conselho Federal de Medicina, Resolução CFM n° 1.931, de 17 de setembro de 2009, que institui o Código de Ética Médica”, afirmou.

Demais proposições: ações de prevenção e combate a Covid- 19 nas empresas de Araxá, realizadas juntamente com o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador); implantação de uma praça de lazer e esportes em área institucional localizada entre as Ruas Maria Aparecida Montandon, Rua Larissa Cristina Caetano e Rua Nelson Teixeira da Silva, no Bairro Boa Vista; instalação de placas denominativas, identificando os nomes das ruas e avenidas do Bairro Boa Vista.

 

Evaldo do Ferrocarril (PV)

O Vereador Evaldo do Ferrocarril apresentou Projeto de Lei que Dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento de água potável nas residências do município e descontos no caso de falta de água, quando houver interrupções no abastecimento regular superior a 12 horas. Evaldo também apresentou Requerimento ao Prefeito sobre a obrigatoriedade de perfuração de poços artesianos no município por parte da COPASA.

Indicações:  alterar o sentido do trânsito para mão única na rua José Raimundo Roque no Bairro Francisco Duarte; instalação de câmera do projeto “olho vivo” na av. Aladir Batista Alves próximo ao supermercado; manutenção/revitalização da estação situada no Bairro Vila Mayor; banheiros químicos para os servidores públicos municipais que realizam serviços externos;

Moção de Repúdio foi encaminhada aos Deputados Federais e Senadores, contra o projeto de Emenda Constitucional PEC Nº 32/2020.

Professora Leni (PT)

A Vereadora Professora Leni apresentou Requerimento à Secretaria de Educação solicitando diversas informações sobre os contratos na área. Ao Prefeito Municipal, Leni solicitou que seja estudada a possibilidade da suspensão do Decreto 289/2021, com relação ao retorno às aulas presenciais, até que se vacinem todos os profissionais da Educação.

Indicações: limpeza e capina de lote público situado na rua Josefa Pereira; Poda de árvores e troca de Lâmpadas na Avenida Benedito Guimaraes de Castro; recapeamento na Avenida Benedito Guimarães de Castro; ajuda financeira ao Instituto Movart; instalação de um posto da farmácia municipal, inclusive no período noturno e finais de semana, no anexo da unidade de pronto atendimento.

Moção de Pesar foi encaminhada aos familiares de Maria de Lourdes Martinho de Oliveira.

Maristela Dutra (Patriota)

A Vereadora Maristela Dutra apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a adoção de medidas para promoção do parto seguro e de boas práticas para a atenção à gravidez, abortamento, parto e puerpério e o fim da violência obstétrica na rede de saúde pública e privada do município. Outro PL apresentado pela parlamentar em tribuna dispõe sobre a instituição da multa administrativa ao agressor de vítimas de violência doméstica e familiar.

Indicações: Praça com equipamentos para a prática de exercícios físicos na Área Institucional disponível e localizada Av. Maria Aparecida Pereira; incluir, durante o período de pandemia, na lista de locais municipais destinados a realização de velórios, espaço localizado nas proximidades do setor norte e nordeste; troca da iluminação da Rua Francisco Penello; instalar coberturas nos pontos de ônibus da Rua Pernambuco; criação de um canal de comunicação no Site da Prefeitura, dentro da página da SEDETI.

Moções de Pesar: aos familiares de Maria Elizabete Cardoso, Francisco Cardoso e Maria Auxiliadora de Castro e Barbosa.

Wagner Cruz (DEM)

O Vereador Wagner Cruz apresentou três Projetos de Lei em tribuna: necessidade de avaliação oftalmológica em alunos da Rede Pública Municipal; instituição do mês “junho violeta" no município, dedicado à realização de ações em combate à violência contra o idoso; e a divulgação de informações sobre benefícios vinculados à execução de contratos subvencionados pelos fundos e verbas municipais.

Indicações: possibilidade de criar um Convênio com Lions Clube de Araxá no intuito de que a população em situação de vulnerabilidade social tenha acesso com mais agilidade e prioridade a óculos para correção de deficiências visuais tratáveis; estudo da possibilidade da prefeitura de Araxá ou empresas privadas do município assumirem a administração das Termas do Barreiro.

Reuniões sem público

As sessões na Câmara estão sendo realizadas sem a presença de público em decorrência da pandemia. A comunidade pode acompanhar o trabalho dos vereadores pelo canal da Câmara Municipal no YouTube (youtube.com/camaramunicipaldearaxa) e pela Rádio Imbiara FM 91,5.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Câmara
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom Câmara
Comentários: