Araxá Agora

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Vereadores recebem alunos de escola rural durante Reunião Ordinária

Política

Vereadores recebem alunos de escola rural durante Reunião Ordinária

Eles foram acompanhados pela diretoria da escola

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rural Eunice Weaver, localizada no Distrito de Itaipu, visitaram a Câmara Municipal e conheceram as dependências do Poder Legislativo araxaense, durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (31). Eles foram acompanhados pela diretoria da escola e, além de acompanhar o início da reunião, visitaram os gabinetes dos vereadores e a ala administrativa da Casa do Povo.

Também na abertura da Reunião Ordinária, os vereadores fizeram uma homenagem ao empresário Mauro de Castro Rosa, proprietário do Lanches Peninha, que faleceu em abril deste ano após um acidente de bicicleta.

Foram aprovados seis projetos de lei e dois projetos de resolução durante a sessão. A íntegra das matérias pode ser acessada no portal sapl.araxa.mg.leg.br.

Leia Também:

Projetos de Lei:

100/2022 - Dispõe sobre a implantação do Programa ‘Saúde Infanto-Juvenil no Campo’, nas escolas municipais e nos centros de educação infantil da zona rural do município de Araxá e dá outras providências. Autor: Pastor Moacir.

102/2022 - Dispõe sobre a garantia de atendimento humanizado à gestante, à parturiente e à mulher em situação de abortamento, para prevenção da violência na assistência obstétrica no município de Araxá e dá outras providências. Autora: Maristela Dutra;

111/2022 - Autoriza, a Administração Pública a receber o pagamento de impostos e taxas através do sistema de pagamento instantâneo – PIX. Autores: Vereadores Bosco Junior, Raphael Rios e Wellington da Bit;

112/2022 - Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua José Eurípedes da Silva, atual Rua “JE 01” do Loteamento Jardim Esplendido. Autora: Vereadora Fernanda Castelha;

113/2022 - Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua José Gaspar Pereira, atual Rua “JE 11” do Loteamento Jardim Esplendido. Autor: Vereador João Veras;

114/2022 - Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Jandyra dos Santos, atual Rua de acesso ao Complexo Viário que se inicia na Rua Pernambuco e tem seu término na Rua Gustavo da Cunha. Autor: Vereador Evaldo Ferrocarril.

Projetos de Resolução:

06/2022 - Modifica os incisos “IV”do  Art. 55, “IV”DO Art. 60 e acrescenta as alíneas “i”, “j”, “k”, e “l” ao Art. 60 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Araxá.” Autor: Mesa Diretora;

07/2022 - “Dispõe sobre a realização de Reunião Extraordinária de caráter Solene, e dá outras providências.” Autor: Mesa Diretora.

Maristela Dutra (Patriota)

A vereadora Maristela Dutra foi a primeira a usar a Tribuna. Ela reforçou um pedido já realizado ao secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Ângelo França e ao Juliano César da Silva, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovações Tecnológicas, para a revitalização da Praça Dom Bosco, transformando-a em um calçadão ou praça gourmet, nomeando o espaço com uma homenagem ao Mauro do Peninha.

Ela também apresentou indicação solicitando a contratação emergencial de mais assistentes sociais, para atender aos Núcleos de Convivência e os CRAS; solicitou um estudo para a reconstrução do Aterro Sanitário; à Secretária de Segurança Pública e Cidadania solicitou fiscalização da circulação de veículos de carga e caminhões no trânsito, em especial nas proximidades das escolas, creches municipais e solicitou alteração os horários de impedimento para de 2ª a 6ª feira: das 07h às 18h.

 

Jairinho Borges (União)

O vereador Jairinho Borges iniciou o uso da Tribuna explicando sobre a tramitação de projetos na Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final, composto por ele que é o presidente, e pelos vereadores Bosco Junior (relator) e Fernanda Castelha (membro).

O vereador também citou uma bandeira levantada por ele ainda em 2017, chamada “Araxá mais verde”, que trata da arborização da cidade e recuperação de mananciais. Porém, segundo ele, muitos projetos ficam parados e agora, com seu retorno ao Legislativo, ele retomará a iniciativa.

Ele apresentou indicação solicitando recapeamento nas ruas: Padre Archangelo Spezia e José Pereira Valle no Bairro Novo Santo Antônio e Rua Antônio Pereira dos Santos na intercessão com a Rua Jovino Augusto da Silva no Bairro Estância.

Ao final, ele falou da importância da união política pelo bem comum da comunidade.

 

Alexandre Irmãos Paula (PL)

O vereador Alexandre usou seu tempo regimental para apresentar uma moção de pesar, pelo falecimento de Wanderli Eustáquio da Rocha (jogador de futebol da Chácara Dona Adélia).

 

Valtinho da Farmácia (PP)

Valtinho iniciou sua Tribuna destacando a atuação do advogado da Câmara Municipal, Igor Faria Rocha, que atua de forma séria e que contribui diretamente para o trabalho dos vereadores. Ele também parabenizou o presidente da Câmara Municipal, vereador Raphael Rios, pelo seu aniversário no dia 31 de maio.

Valtinho apresentou várias indicações, entre elas: sinalização de solo das Ruas Idelcio José Rufino e Amador Carneiro de Melo - Bairro Mangabeiras; instalação de passarela elevada na Rua Luiz Geraldo Silva, próximo ao número 460 – Bairro Pão de Açúcar III; faixas de pedestres, em frente a Escola Estadual Armando Santos, Rua Rio Grande do Sul, 790 – Bairro São Geraldo; poda das árvores no canteiro central da Av. Amazonas, e na via lateral da mesma Avenida; estudo da possibilidade de transformar a Rua José Carlos Pedro Grande e Rua Pedro Rufino Borges em mão única para circulação de veículos.

Moção de congratulações e reconhecimento à servidora pública Rose Aparecida da Trindade Mota, coordenadora da Unileste, pelo trabalho que realiza naquela unidade de saúde. 

 

Pastor Moacir (Republicanos)

O vereador Pastor Moacir fez diversas solicitações ao Executivo, entre elas: a recuperação do meio fio das ruas Donato Marques da Silva, Miguel Augusto e Professor Mário Borges, localizadas no bairro Guilhermina Vieira Chaer e a fixação de placas informativas de “Proibido Jogar Lixo e Entulho”; implantação de faixa de pedestres elevada na rua Irinea Alves de Paiva, Vila Estância, próximo ao número 171; solicitou que seja feita a instalação de lixeiras nas avenidas João Paulo II, Dâmaso Drummond e Wilson Borges. À Copasa, o vereador solicitou a construção de um reservatório de água na região do bairro Abolição, para solucionar o problema de falha no fornecimento de água para os moradores destas localidades.

Moacir apresentou moção de congratulações e reconhecimento à Escola Municipal Alice Moura, pela conquista do 1º lugar no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) entre todas as instituições avaliadas em Araxá.

 

Doutor Zidane (PP)

No uso de seu tempo regimental, o vereador Dr. Zidane apresentou um vídeo onde cobrou providências quanto ao tratamento de esgoto realizado pela Copasa em Araxá. Ele cobrou providências do Governo do Estado e demais representantes nas esferas estaduais e federais para que cobre a melhoria do serviço da estatal à comunidade.

O vereador solicitou que seja feita uma calçada de concreto na extensão margeando a matinha da Rua: Wagner Fulgêncio, no bairro Pão de Açúcar III; sinalização horizontal e vertical na Alameda Helena Pereira de Morais; revitalização da Praça Dr. Alonso de Ávila localizada no fundo do Hospital Santa Casa.

 

Professora Leni (PT)

A vereadora Leni Nobre voltou a cobrar do Executivo a isenção na cobrança do serviço de iluminação pública na conta de luz do contribuinte, considerando segundo ela, que há dinheiro nos cofres municipais para oferecer esse benefício à comunidade, especialmente mais humilde.

A vereadora também solicitou ao Executivo: que seja instalada a tampa de bueiro na Av. Aracely de Paula, na esquina com a rua Enéias Santos, Vila Silvéria; poda e o tratamento das árvores e colocação de lixeiras na Av. Vereador João Sena; reforma nos aparelhos de ginásticas da praça Sebastião Ananias da Silva; pavimentação asfáltica rua Eloy Teixeira; construção de calçadas com pista de caminhada e uma Ciclovia nos bairros Max Neumann.

Ascom CMA

FONTE/CRÉDITOS: Ascom CMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom CMA
Comentários: