Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 16 de Setembro 2026
Após temporal de segunda, Araxá entra em alerta para novas tempestades nesta terça
Cidade

Após temporal de segunda, Araxá entra em alerta para novas tempestades nesta terça

Aviso do INMET vale até as 23h59 de hoje, com risco maior entre o fim da tarde e a noite; quarta ainda tem instabilidade e quinta marca a melhora

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Araxá está sob alerta de tempestade até as 23h59 desta terça-feira (15), com o intervalo de maior risco concentrado entre o fim da tarde e o começo da noite. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o aviso é de perigo potencial e prevê chuva de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros no acumulado do dia, rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros por hora e possibilidade de queda de granizo. O modelo COSMO, do próprio instituto, indica potencial de granizo entre o norte de São Paulo e Minas Gerais justamente nessa faixa do dia. O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba estão entre as áreas incluídas no aviso.

O cenário repete, em escala menor, o que a região viveu na segunda-feira (14). A origem do episódio está em um conjunto de sistemas que segue atuando sobre o país. Uma frente fria tornou-se estacionária sobre o centro do Brasil e, associada a uma área de baixa pressão na costa do Sudeste, formou um canal de umidade que liga as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Sobre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, há ainda confluência de ventos em baixos níveis. O INMET descreve o quadro como um ambiente "instável e favorável à formação de grandes nuvens de tempestade". O calor que antecedeu a frente, com máximas previstas entre 32 e 34 graus no Triângulo, completou a equação.

As condições seguem favoráveis a novos temporais na quarta-feira (16). As áreas de instabilidade persistem sobre o Sudeste e as chuvas avançam sobre Minas Gerais e o Espírito Santo, mas o alerta amarelo de tempestade se desloca para o leste do estado, o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo, o que deixa o Alto Paranaíba fora do núcleo mais intenso. Em Araxá, a quarta deve ter muitas nuvens e chuva fraca e isolada, com temperatura entre 15 e 29 graus. A virada vem na quinta-feira (17), quando a frente fria perde força: a nebulosidade diminui, a chance de chuva cai, as temperaturas voltam a subir e a máxima prevista é de 31 graus.

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Imagem gerada por IA

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR