Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 17 de Julho 2026
Carregando jogos...
Aumento da testagem e dos diagnósticos de infecções sexualmente transmissíveis acende alerta em Araxá
Cidade

Aumento da testagem e dos diagnósticos de infecções sexualmente transmissíveis acende alerta em Araxá

.

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Araxá registrou aumento de 16,7% nos resultados reagentes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no primeiro semestre de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025. Entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizados 175 resultados reagentes para sífilis, HIV e hepatites B e C. Nos seis primeiros meses do ano passado, foram 150.

A sífilis apresentou o maior aumento em números absolutos, passando de 136 registros no primeiro semestre de 2025 para 155 em 2026, 19 a mais. Proporcionalmente, o HIV teve a maior elevação, com os resultados passando de oito para 15, um aumento de 87,5%. A hepatite C subiu de três para quatro registros, enquanto a hepatite B caiu de três para um.

A sífilis continua sendo a IST mais prevalente entre as pesquisadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Dos 175 resultados reagentes registrados no primeiro semestre deste ano, 155 foram para a infecção, o equivalente a 88,6% do total.

A procura pelos exames também cresceu. O CTA recebeu 616 requisições entre janeiro e junho de 2026, contra 444 no mesmo período de 2025, aumento de 38,7%. O crescimento da testagem amplia a possibilidade de diagnóstico e de encaminhamento dos pacientes para acompanhamento e tratamento.

Em todo o ano de 2025, foram 1.082 exames realizados e 340 resultados reagentes, sendo 300 para sífilis, 25 para HIV, 11 para hepatite C e quatro para hepatite B. Os 175 resultados identificados nos primeiros seis meses de 2026 já correspondem a 51,5% do total do ano passado. O número está próximo da metade do balanço anual, mas o alerta aparece na comparação entre períodos equivalentes, que mostra aumento de 16,7%. No caso do HIV, os 15 registros deste ano já representam 60% dos 25 contabilizados em todo o ano de 2025.

A coordenadora do CTA de Araxá, Roberta Duarte da Silva, avalia que o crescimento dos resultados deve ser analisado junto ao aumento da procura pelos exames. A identificação das infecções permite que o paciente receba orientação e seja encaminhado para o acompanhamento adequado. “A testagem é fundamental para o diagnóstico precoce e para interromper a cadeia de transmissão”, afirma.

O CTA oferece gratuitamente testes rápidos e sigilosos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientação e acompanhamento. As testagens são realizadas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h às 8h, sem necessidade de agendamento. O serviço funciona na Rua Calimério Guimarães, nº 850, Centro, anexo ao Laboratório Municipal. O atendimento geral ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PMA

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR