As psicólogas Claudiene Gonçalves e Isabela Rodrigues de Abreu, do Colégio São Domingos, participaram entre os dias 22 e 26 de setembro, em Uberaba, de uma formação voltada à prevenção da violência nas escolas. O encontro integrou o Projeto Com Viver, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Secretaria do Estado de Educação e pela Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.
A capacitação reuniu profissionais da educação, saúde e segurança pública de diversas cidades da região, entre elas Araxá, Uberlândia e Sacramento. Durante a semana, foram abordados temas como prevenção da violência e do bullying, o impacto das redes sociais na juventude, uso de drogas na adolescência, e o papel da família como fator protetivo.
De acordo com os organizadores, o Projeto Com Viver tem o objetivo de qualificar profissionais da educação para prevenir e enfrentar diferentes manifestações de violência no ambiente escolar, difundindo ferramentas de apoio e práticas voltadas à promoção da cultura de paz.
A psicóloga Isabela Rodrigues de Abreu, destacou o caráter transformador da experiência. “O curso foi enriquecedor. Recebemos informações qualificadas e ferramentas focadas na disseminação da cultura de paz e na melhoria do clima escolar. Aprendemos técnicas para uma atuação preventiva e eficaz diante dos desafios do ambiente escolar”, afirmou.
Segundo a psicóloga Claudiene Gonçalves, os aprendizados obtidos durante a formação serão aplicados no dia a dia da escola. “Nosso objetivo é fortalecer os projetos que já desenvolvemos e criar novas iniciativas que contribuam para um ambiente escolar cada vez mais seguro, saudável e humano”, completou.
Comentários: