Araxá Agora

Domingo, 15 de Junho de 2025
Escritora radicada em Araxá vence concurso nacional e fará lançamento na Bienal do Livro Rio 2025

Cultura

Escritora radicada em Araxá vence concurso nacional e fará lançamento na Bienal do Livro Rio 2025

Ina Arefieva irá participar de uma conversa para compartilhar sobre o seu processo de escrita na livraria Nobel nesta próxima quarta-feira

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Moradora de Araxá (MG), a escritora Ina Arefieva conquistou o 2º lugar no concurso nacional promovido pela editora Articule com o conto “Caminho de Santiago”, inspirado em sua experiência na peregrinação europeia.
O texto será publicado na antologia “O Livro Mágico das Histórias Fantásticas”, com lançamento confirmado na Bienal do Livro Rio 2025, que acontece de 13 a 22 de junho, no Riocentro, na capital fluminense. Nesta edição, o evento ganha ainda mais destaque por integrar as comemorações do título de Capital Mundial do Livro, concedido ao Rio de Janeiro pela Unesco. Com um novo conceito de Book Park, a Bienal promete ampliar o diálogo entre diferentes expressões narrativas, mantendo o livro no centro da experiência.

Natural da Bulgária, Arefieva vive em Araxá há 18 anos onde construiu vínculos, afetos e sua trajetória familiar. É nessa cidade mineira que ela vem desenvolvendo a sua escrita e consolidando a sua presença no mundo literário. Conta que “os peregrinos que já passaram pelo caminho sabem que o verdadeiro trabalho começa quando se chega em casa - o de integrar todos os aprendizados no dia-a-dia. É um trabalho lento e profundo. Por outro lado, o caminho treina o músculo de solução de problemas. Se estamos num povoado onde não há lugar para dormir, a procrastinação não é opção. Independente de cansaço, chuva ou sol, a solução precisa ser imediata. Este treino eleva a pessoa para um outro patamar ao enfrentar os seus desafios na vida real.

Lançamento também do poema “Luz na Escuridão” na Bienal Rio 2025

Leia Também:


Além do conto, ela também teve um poema – “Luz na Escuridão” - selecionado para a coletânea “Poemas de Amor para Curar o Mundo”, que também será lançada durante o maior evento de literatura do país, na Bienal Rio 2025. Os lançamentos ocorrerão no estande da Editora Articule (Pavilhão 4 – Rua Z – 07), com presença confirmada da autora.

A escritora Ina Arefieva também trabalha na produção de seu primeiro livro, que nasce da mesma vivência que inspirou o conto premiado: uma caminhada de 800 quilômetros pelo Caminho de Santiago. “Enquanto eu caminhava, sonhava e desejava que a minha escrita chegasse a quem fosse se inspirar. Pedia que encontrasse as palavras certas e a força de vontade para escrever um livro sobre o que estava vivendo”, conta.

A obra completa está em fase de escrita, e cada página, construída com cuidado, irá trazer à tona, com profundidade e sensibilidade, as vivências transformadoras que marcaram sua peregrinação. O propósito é criar conexões com os leitores por meio de palavras que tocam, atravessam e inspiram.
Agora, é tempo de acompanhar os próximos passos da escritora de Araxá pelos caminhos literários que vêm sendo traçados nesse novo capítulo da produção do seu livro.

 

Evento: Bate-papo com a escritora Ina Arefieva, que irá fazer lançamento na Bienal do Rio 2025

Onde: Livraria Nobel - Dom José Gáspar, 267 

Data: 11 de junho (quarta-feira)

Horário: 18 horas

Entrada: gratuita

Informações: Bendizer - 31 988964566

 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Bendizer
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom Bendizer
Comentários: