A Associação dos Doceiros de Araxá (ADA) abriu oficialmente as inscrições para o 2º Concurso de Doces da Fenadoces: Raízes & Releituras: Tradição que Abraça, uma iniciativa que celebra a tradição, a criatividade e a diversidade da doçaria araxaense. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de junho por meio do formulário disponível no link: https://shre.ink/inscricao-concurso.
Realizado dentro da programação da Fenadoces 2026, o concurso tem como objetivo resgatar memórias, valorizar saberes locais e reconhecer talentos que transformam receitas em verdadeiras narrativas afetivas. A proposta é destacar a riqueza da confeitaria artesanal e incentivar a preservação de receitas que fazem parte da identidade cultural de Araxá.
Nesta edição, os participantes poderão se inscrever em até três categorias, sendo elas: Doces Tradicionais, Doces Gourmet e Doces Restritivos, com uma receita por categoria. A avaliação será realizada por um júri técnico e um júri cultural, que irão analisar critérios como sabor, apresentação e técnica.
A expectativa da organização é superar os números registrados em 2025, quando cerca de 50 receitas participaram da primeira edição do concurso.
Para Fernanda Moneda e Erika Oliveira, membras da ADA e organizadoras do concurso, a segunda edição chega ainda mais fortalecida.
“Para nós, a segunda edição do concurso Raízes & Releituras – Tradição que Abraça representa uma oportunidade de celebrar a riqueza da doçaria araxaense, resgatando sabores, histórias e memórias afetivas que fazem parte da nossa cultura. Ao mesmo tempo, o concurso abre espaço para a criatividade e para novas releituras, valorizando os talentos que mantêm viva a tradição e também aqueles que inovam e apresentam novas experiências por meio da confeitaria. A expectativa é de uma edição emocionante, marcada pelo encontro entre tradição e inovação, destacando o carinho, a dedicação e a habilidade de quem transforma ingredientes em doces que contam histórias e abraçam gerações.”
O concurso será realizado no dia 11 de julho, durante a 6ª Edição - Fenadoces - Feira de Doces de Araxá, e os vencedores serão anunciados no dia 12 de julho. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão premiação em dinheiro e certificado de participação.
A Fenadoces acontece entre os dias 8 e 12 de julho, no Grande Hotel Termas de Araxá, reunindo tradição, gastronomia, cultura e entretenimento. O evento já se consolidou como uma das principais feiras do segmento em Minas Gerais, valorizando os doceiros locais e promovendo experiências para toda a família.
A Fenadoces é uma realização da ADA - Associação dos Doceiros de Araxá, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio da Bem Brasil, CBMM e Grupo Zema.
Serviço
6ª Fenadoces - Feira de Doces de Araxá
De 08 a 12 de julho, quarta-feira a domingo
Local: Grande Hotel Termas de Araxá
@fenadoces - imprensa@fenadoces.com.br
Entrada gratuita
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se